O nome mais sagrado para Deus é YHWH, ‘a tradução mais provável é "o Eterno" ou "o Deus Eterno", como está na BLH. Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio nem fim {Êx 3.14; 6.3}.
Seguindo o costume que começou com a SEPTUAGINTA, a grande maioria das traduções modernas usa "Senhor" como equivalente de YHVH (JAVÉ}. A Revista e Atualizada escreve "SENHOR".
A forma JAVÉ é a mais aceita entre os eruditos. A forma JEOVÁ (JEHOVAH), que só aparece a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de YHVH (o Eterno) com as vogais de ADONAI (Senhor)’
É importante notar que Deus não especificou em nenhum lugar da Sua Palavra que exista apenas um nome exclusivo pelo qual Ele deva ser adorado. Pelo contrário, os nomes de Deus são apenas maneiras de nos lembrarmos de aspectos de sua atividade e da sua pessoa.
O que Deus deseja realmente é a reverência e a obediência daqueles que o amam: “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.” Deuteronômio 10:12.
Os personagens bíblicos usam os vários nomes bíblicos para referir-se a Deus; o mesmo podemos fazer.
GRAFICO
Seus amigos da Escola Bíblica