James Cameron é um produtor de cinema muito respeitável no mundo artístico, pois produziu filmes como “Titanic” (1997), “Aliens – o resgate” (1986) e outros filmes de ficção com grandes efeitos especiais. Sua especialidade são os efeitos, pois é formado em física e não em arqueologia! Produziu também documentários bíblicos como “The Exodus Decoded” (O Êxodo Decodificado) e “The Lost Tomb of Jesus” (A Tumba Perdida de Jesus).
Foi severamente criticado, pois não havia nenhum fundamento que apoiasse suas teorias. Vários eruditos contestaram suas ideias. Pesquisas arqueológicas na parte antiga da cidade de Jerusalém encontraram setenta e uma tumbas com a inscrição "Yeshu" (Jesus em aramaico), de um total de novecentas analisadas. Vale salientar que “Yeshu” era um nome muito popular, e a autenticidade das inscrições são duvidosas.
Não há nenhuma evidência de que uma daquelas tenha sido a tumba usada por Cristo Jesus, o Senhor que morreu, ressuscitou, e hoje vivo está.
Flávio Josefo, um historiador secular que viveu no primeiro século depois de Cristo, citou Jesus em seu livro “Antiguidades Judaicas”, livro 18, capítulo 3, ítem 3. Diz o texto:
"Havia neste tempo Jesus, um homem sábio, se é lícito chamá-lo de homem, porque ele foi o autor de coisas admiráveis, um professor tal que fazia os homens receberem a verdade com prazer. Ele fez seguidores tanto entre os judeus como entre os gentios.
Ele era o Cristo. E quando Pilatos, seguindo a sugestão dos principais entre nós, condenou-o à cruz, os que o amaram no princípio não o esqueceram; porque ele apareceu a eles vivo novamente no terceiro dia; como os divinos profetas tinham previsto estas e milhares de outras coisas maravilhosas a respeito dele.
E a tribo dos cristãos, assim chamados por causa dele, não está extinta até hoje." O registro da história é surpreendente, e como disse o primeiro arqueólogo ao analisar a suposta tumba de Jesus depois da produção do documentário, “isso é para tirar dinheiro das pessoas.”
Um forte abraço e que Deus lhe abençoe ricamente.
Pr. Frederico Branco.