O que significa deixar a Bíblia se explicar sozinha?
Algumas pessoas querem forçar a Bíblia a dizer algo que ela na verdade não está dizendo. Portanto, a primeira grande regra para o estudo das Escrituras é examinar tudo o que ela diz sobre determinado assunto. Assim estaremos deixando que a própria Bíblia exponha sua opinião sobre determinado tema.
Tomar por base apenas um versículo isolado, pode até trazer uma interpretação forçada. Mas, examinando vários textos bíblicos sobre um mesmo assunto, pouco a pouco vai surgindo claro em nossa mente o que o autor bíblico está querendo nos transmitir.
Assim temos mais segurança em nossas conclusões. Devemos adotar esse procedimento cauteloso para cada assunto da Palavra de Deus que aparente dificuldade de interpretação ou controvérsia.
A seguir, algumas sugestões sobre como tornar a leitura da Bíblia um hábito diário e proveitoso:
1) Tome a decisão de reservar um horário diário para, em silêncio, buscar a Cristo através de uma leitura da Bíblia. Certamente você precisará da ajuda de Deus, no sentido de confirmar e fortalecer tal resolução diante dos imprevistos.
2) Comece com pequenos versos, e até com uma parte que lhe seja agradável e medite naquilo que leu; não precisa ler grandes capítulos, mas que tudo o que for lido possa fazer sentido em sua vida.
Comece e termine com uma oração, sempre. Aumente a leitura aos poucos, e brevemente esse hábito se tornará um alimento espiritual; você não poderá viver mais sem tais momentos. Isso se chama comunhão diária com Deus.
3) Procure ter uma versão da Bíblia que apresente uma linguagem atual, leve e de fácil entendimento.
4) É interessante ter à mão um caderno para registro de ideias, reflexões e comentários pessoais, ou algo para sublinhar na própria Bíblia.
5) Pedir a ajuda de Deus para entender o que se vai estudar é a primeira coisa a ser feita. Através do Espírito Santo, Ele ilumina a mente e guia o pensamento.
6) A Bíblia deve ser lida sem pressa. As palavras e pensamentos devem ser bem digeridos, com uma atitude mental positiva, e disposição para ouvir a voz de Deus.
8) Concentração é fundamental. Se for necessário, a passagem deve ser lida mais de uma vez, até que o significado esteja claro e seja aceito.
9) Duas ferramentas que podem ajudar na obtenção de melhor aproveitamento da leitura da Bíblia são, um dicionário bíblico e uma concordância bíblica. O primeiro auxiliará na compreensão de certas palavras desconhecidas e seus significados. A concordância trará alfabeticamente, por assuntos, todos os versos bíblicos que contenham uma determinada palavra.
A Palavra de Deus nos dá sabedoria para enfrentarmos os desafios da vida com segurança.
Vale a pena pesquisar a Bíblia e através dela passar a conhecer melhor a Deus.
Salmos 19:7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.