Acesse aqui o programa completo dos 10 dias de oração 2023 e faça download das palestras em PowerPoint.
O tema dos 10 dias de oração para 2023 foi estabelecido com o objetivo de incentivar a leitura do livro O Grande Conflito com empenho e oração, buscando a renovação da fé nas promessas de nosso Deus para o tempo do fim, e a transformação da vida.
Tema: O Fim: Preparação para a Vitória
Data: 23/02 a 04/03/2023
Primeiro sábado (25/02): 10 Horas de Jejum e Oração
Segundo sábado (04/03): Celebração missionária
Foco: Reavivamento, leitura do livro O Grande Conflito e busca de interessados para estudos bíblicos – Semeadura para a Semana Santa.
Materiais: Revistas adulto, teen e infantil; Guia para Líderes; 10 sermões; vinheta; artes para PPT; camiseta; música; convite e marca-páginas.
Liderança de departamentos envolvidos: Ancionato, Mordomia, Ministério da Mulher, Ministério Pessoal, Recepção, Ministério da Criança, Ministério do Adolescente, Música, Secretaria e outros que a igreja achar necessários.
SUGESTÕES PARA ORGANIZAR O PROGRAMA NA IGREJA
O primeiro passo é promover uma reunião entre os líderes para que juntos eles elaborem o planejamento do programa e distribuam as responsabilidades. Cada líder pode contribuir no planejamento, na organização e na coordenação das atividades, envolvendo diferentes ministérios.
Ancionato: coordenação do planejamento das iniciativas, calendário e ideias a serem aplicadas previamente e durante os 10 dias. Coordenação das programações, envolvendo outros departamentos.
Ministério Pessoal: elaboração da lista de interessados da Escola Bíblica NT, dos membros afastados, dos visitantes cadastrados e amigos da igreja que serão o alvo missionário do projeto. Coordenação do programa do sábado (04/03), celebração missionária e Dia D, com a entrega de cursos bíblicos.
Secretaria: levantamento e distribuição dos nomes de amigos afastados. Coordenação do programa do dia 04/03 em parceria com o MiPes, caso a igreja tenha optado pela realização do projeto Reencontro nesse período.
Mordomia: distribuição das revistas para adultos (físicas ou digitais). Coordenação dos cultos na igreja à noite ou de madrugada, durante a semana de 23/02 a 04/03, caso a igreja opte por assim realizar.
Ministério da Criança e Ministério do Adolescente: distribuição das revistas teen e infantil (físicas ou digitais). Acompanhamento e motivação da leitura ao longo da semana, desafio de orar por cinco amigos e o compartilhamento de mensagens nas redes sociais. Contato durante a semana e oferta de estudo bíblico no final.
Ministério da Mulher: coordenação do programa 10 Horas de Jejum e Oração e tudo que envolve o primeiro sábado (25/02). Sugestões: câmara e/ou tenda de oração, refeição com frutas.
Ministério da Recepção: escala da equipe para todos os cultos que acontecerão na igreja.
Diáconos e diaconisas: apoio à equipe de recepção e ao Ministério da Mulher no preparo da refeição com frutas e sucos no dia 25/02. Organização da Santa Ceia no encerramento da programação das 10 Horas de Jejum e Oração.
Música: elaboração de escala de músicos para os programas da igreja, com louvor congregacional e músicas especiais. Escolha de hinos que combinem com os propósitos do programa.
Outros departamentos: desenvolvimento de iniciativas criativas que priorizem a realidade e necessidades locais. Sugestões: uso das mídias digitais, programas de oração em espaços públicos, etc.
MATERIAIS
Os materiais estão disponíveis nos formatos físico e digital, com conteúdo personalizado para o público adulto, adolescente e infantil.
Para acessar os materiais digitais basta clicar nos links aqui:
Além da leitura diária, os participantes devem ser levados ao compromisso de realizar algum tipo de jejum: TV, música secular, filmes, internet, doces ou outro tipo de alimento difícil para a digestão. O propósito disso é usar o tempo extra para orar e estudar a Bíblia, pedindo a Deus ajuda para permanecer plenamente em Cristo. Ao adotar uma dieta simples, a mente se torna mais receptiva à voz do Espírito Santo.
Revista adulto: A dinâmica da revista traz uma sequência que apoia e direciona o estudo diário:
1º textos inspirados da Bíblia;
2º textos do Espírito de Profecia;
3º aplicação para a vida;
4º hora de orar com direcionamento para o momento
particular de oração;
5º motivos de oração do dia;
6º dica de atividade missionária para cada dia.
Revista teen: A revista WhatsApp de Deus: The End, aborda o tema de maneira interativa e com linguagem e design voltados para o público adolescente.
Revista infantil: A revista contém textos voltados para crianças, adesivos e atividades que incentivam a leitura.
A edição 2023 tem dois modelos:
1. Crianças alfabetizadas – material impresso para leitura e atividades.
2. Crianças não alfabetizadas – conteúdo digital com acesso por meio do QR code disponibilizado na revista infantil física. Essa edição traz atividades próprias para a idade e a possibilidade de pais e professores fazerem a impressão.
PROGRAMAS
O programa dos 10 Dias de Oração pode acontecer na igreja, com a realização de cultos de madrugada ou à noite. Para as igrejas que optarem por essa estratégia, foram preparados 10 sermões com os respectivos PPTs.
As 10 Horas de Jejum são coordenadas pelo Ministério da Mulher, com a participação de todos os departamentos.
Para esse sábado, podem ser preparadas tendas de oração para a comunidade, câmaras de oração para a igreja, chamadas ou mensagens para os cinco amigos que foram escolhidos para intercessão, jejum frugal para idosos ou pessoas com necessidades especiais. Anexo, este guia traz uma sugestão para a programação.
Para o Dia D do estudo bíblico (04 de março), deve ser organizada uma Celebração Missionária, para a qual os interessados ou membros afastados devem ser convidados. Se for no sábado pela manhã, o programa deve ser especial desde a recepção, incluindo uma linda Escola Sabatina, música especial e um sermão inspirador.
O efeito é ainda melhor se a igreja organizar um almoço para os convidados ou incentivar que os membros levem os convidados para almoçar em casa. O programa para os interessados também pode acontecer na parte da tarde.
Aproveite este dia para desafiar os membros a oferecem estudos bíblicos, já pensando na Semana Santa.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER E ENSINAR PARA A IGREJA
Jejum: Começar o ano com jejum e oração é uma maneira maravilhosa de dedicar a vida a Deus para o próximo ano. Ellen White diz: “Agora e daqui por diante até ao fim do tempo, deve o povo de Deus ser mais fervoroso, mais desperto, não confiando em sua própria sabedoria, mas na sabedoria de seu Líder. Devem pôr de parte dias de jejum e oração. Pode não ser requerida a completa abstinência de alimento, mas devem comer moderadamente, do alimento mais simples” (Conselhos sobre o Regime Alimentar, p. 188).
O jejum não é uma maneira rápida de obter um milagre de Deus nem um sacrifício para obter de Deus algo em troca. O jejum significa a consagração para que o Senhor opere em nós e por meio de nós.
O Espírito Santo: É importante pedir que o Espírito Santo mostre o motivo pelo qual cada um deve orar. A Bíblia diz que não sabemos pelo que orar e que o Espírito Santo é quem intercede por nós.
“Precisamos não só pedir em nome de Cristo, mas também pela inspiração do Espírito Santo. Isto explica o que significa o dito de que: ‘O mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis’ (Rm 8:26). Tais orações Deus Se deleita em atender.
Quando proferirmos uma oração com fervor e intensidade no nome de Cristo, há nessa mesma intensidade o penhor de Deus de que Ele está prestes a atender à nossa súplica ‘muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos’ (Ef 3:20)” (Parábolas de Jesus, p. 72).
A fé:
No livro A Ciência do Bom Viver, página 509, está escrito que “a oração e a fé farão o que nenhum poder da Terra conseguirá realizar”. Também pode ser lido no livro Educação, página 258, que se pode pedir “qualquer dom que Ele haja prometido; então devemos crer que recebemos, e agradecer a Deus por havermos recebido”.
Portanto, é importante criar o hábito de agradecer a Deus antecipadamente, por meio da fé, pelo que Ele fará e pela forma como Ele responderá às orações.
Oração pelos outros:
Cada um deve ser motivado a tirar algum tempo para perguntar a Deus por quem ele deveria orar; também é imprescindível pedir a Deus a dádiva do verdadeiro amor para trabalhar pela salvação dessas pessoas. Todos devem escolher cinco pessoas – podem ser parentes, amigos, colegas de trabalho, vizinhos ou simplesmente conhecidos – e a lista com os nomes deve ser mantida em um lugar sempre visível, como a Bíblia, por exemplo. Durante os 10 dias, cada um é encorajado a orar consistentemente por essas pessoas. Esse é um exercício cujo resultado costuma deixar todos maravilhados com a maneira como Deus trabalha em resposta às orações.
Diário:
Ter um diário durante os 10 Dias de Oração pode ajudar os participantes a internalizar o tema da oração do dia, assumir compromissos concretos com Deus e reconhecer as bênçãos. Escrever as orações e manter um registro das respostas de Deus é um caminho certo para o encorajamento.
Se for viável durante o culto de oração, pode ser separado um tempo para que as pessoas escrevam em seus diários pessoais as respostas de Deus. Outra sugestão é um diário em grupo para pedidos e respostas de oração, seja em um caderno, um cartaz ou no ambiente virtual. É emocionante e edificante olhar para trás e ver como Deus respondeu às orações.
Reverência:
A oração promove a aproximação da sala do trono do Rei do universo. Esse momento não pode ser tratado de forma descuidada, mas deve ser reverente. No entanto, não é necessário que todo mundo se ajoelhe continuamente. Queremos que as pessoas se sintam confortáveis por uma hora. Por isso, encoraje-as a se ajoelhar, a se sentar ou ficar de pé, da maneira que se sentirem mais confortáveis.
Pedidos:
Em vez de expor os pedidos de oração em grupo, é melhor encorajar as pessoas a se unirem em compromisso e oração pelos pedidos. E aqui está a razão: tempo! Falar sobre os pedidos tomará a maior parte do tempo de oração e Satanás ficará encantado se ele conseguir nos manter falando sobre os problemas em vez de orar, clamando a Deus por solução.
Além disso, a abertura para contar os problemas, naturalmente, leva os participantes a dar conselhos e sugestões. Porém, o poder e a solução vêm do Senhor. Quanto mais oramos, mais poder Ele libera.
“Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como vigias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incidiu a maravilhosa luz da Palavra de Deus. Foram incumbidos de uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas” (Testemunhos para a Igreja, v. 9, p. 19).
Continuidade:
Após os 10 Dias de Oração e 10 Horas de Jejum, todos podem e devem continuar com a jornada espiritual diária, com orações e o estudo da lição da Escola Sabatina.
O contato e os estudos bíblicos com os interessados também devem seguir até, o evangelismo da Semana Santa. É muito produtivo buscar maneiras de servir a comunidade, sempre oferecendo a ela o estudo da Bíblia.
CONCLUSÃO
Disponível no site oficial da igreja Adventista em: adv.st/10diasoracao