149 Qual a receita para um maior crescimento espiritual

respostas escola biblica

Qual a receita para um maior crescimento espiritual, e para vencermos os conflitos que vivemos diariamente? (Receita após o Batismo).


Sobre como superar barreiras pessoais e conflitos que temos constantemente com as tentações é simples, e complicado. É como enxergar. É tão simples, não é? É só abrir o olho. Mas se tentarmos entender todo o mecanismo complexo pelo qual nosso cérebro percebe as diferentes cores veremos que é algo muito complicado. Felizmente nós temos um Deus que é especialista em coisas difíceis, complicadas e aparentemente impossíveis.

 

A primeira coisa que lhe recomendo é procurar ser um Cristão feliz. Tente receber cada orientação de Deus para você, não como um fardo, mas como um degrau para uma vida mais plena e realizadora.


É verdade que temos muitos hábitos a desaprender e muita coisa a aprender na escola de Cristo - precisamos estudar a Bíblia e bons livros que nos motivem em nossa caminhada ao lado de Deus. Mas a palavra chave aqui é fazer tudo com um sentimento de alegria e prazer. Se não está sendo assim, peça para Jesus dar-lhe este dom do Espírito Santo: a alegria, o gozo.


A vida cristã é um contínuo aproximar-se de Deus.  

João 17:3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

 

Quanto mais nos aproximarmos de Deus mais paz e felicidade sentiremos. Então poderemos conhecer melhor a nós mesmos. Há muita coisa que não gostamos em nós mesmos. Deus quer que vejamos o belo que existe dentro de nós formado pelo Espírito Santo. 


Algumas qualidades bonitas vem de berço ou de criação. Outras são formadas pela bênção do Espírito. Recomendo-lhe passar a gostar cada vez mais de você, dos dons que Deus lhe deu, das peculiaridades que o tornam uma pessoa única.


Se amamos a Deus, e temos uma auto-estima saudável aí então podemos sair e fazer a diferença para as pessoas ao nosso redor. A luta contra o reino das trevas é real e dura. Precisamos estar bem para poder combater o mal que existe nas pessoas sem deixar de amá-las.


E o que dizer dos conflitos inevitáveis que enfrentamos a cada dia com o nosso próximo?Acho que um dos caminhos para diminuir conflitos é esta compreensão do quão arraigado o mal está em todas as pessoas. Se eu não entender isso vou esperar demais de meu próximo (alguns até irmãos em Cristo), e vou me frustrar. Terei dificuldade para perdoar.


Devemos louvar mais a Cristo, e nos demorarmos menos nas lutas e perplexidades desta vida. Sem sermos ingênuos podemos fechar nossos ouvidos para críticas a terceiros e nos concentrarmos no que cada pessoa tem de belo. Cada pessoa pode fazer coisas lindas para Cristo.


Grande parte da alegria de ser um Cristão é trabalhar com todo amor e dedicação para o erguimento da humanidade de acordo com os dons que Deus nos deu. Quem estiver fazendo isso fará a diferença.


Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado. (Salmos 15:1-5 RA) 


O principal é “descansar nos braços do Pai”. 


Começar cada dia com ele;

Não deixar de cumprir os deveres;

Fazer tudo na companhia e na força do Pai.

 

Parabéns pelo concerto com Cristo, expressado através do Batismo. Você se compromete a ser o mais dedicado e “ensinável” possível, e Deus se compromete a guiá-lo pela senda do crescimento cristão até a vitória final.

Lembre-se: você é agora um soldado de Cristo. Um soldado não pede uma vida fácil. Ele pede forças para ganhar grandes vitórias para seu general.

 

Boa luta!