Você nos pergunta sobre a data de 1844. Qual a importância desta data para o Cristianismo. Jesus entrou no santíssimo após ascender para o céu ou em 1844?
Jesus é Deus. O evangelho de João capítulo 1 deixa isto bem claro.
Como Deus ele assumiu algumas tarefas ligadas a salvação da humanidade, para livrar-nos das garras do mal e do pecado. Tudo em harmonia com o Espírito Santo e também com o Pai.
Vejamos algumas atividades reservadas a Jesus:
1) Vir ao mundo e aqui viver uma vida exemplar, isenta de pecado.
2) Morrer no lugar do homem, como seu substituto.
3) Ascender ao céu e ser nosso intercessor diante de Deus apresentando nossas necessidades e nossas preces. (Sumo-Sacerdote)
4) Julgar a humanidade.
5) Receber do Pai o reino e o poder e a glória.
Quando Jesus ascendeu ao Céu ascendeu como nosso Sumo-Sacerdote. O livro de Hebreus deixa isto bem claro. Ver Hebreus 8.
Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem. (Hebreus 8:1-2 RA)
Quando ele ascendeu ao céu, entrou na própria presença do Pai, que se encontra no santo dos santos; porém, depois da inauguração do Santuário Jesus cumpriu a primeira fase de Sua obra no lugar Santo do Santuário Celestial até 1844.
O que ocorreu então em 1844?
Iniciou-se uma nova fase no trabalho de Cristo. A fase do juízo. Ele começou a julgar a humanidade.
No tempo do antigo tabernáculo no deserto o trabalho comum dos sacerdotes (o qual durava o ano todo) era realizado no local conhecido como “santo”. Uma vez por ano o sumo-sacerdote entrava no segundo compartimento, o “santo dos santos”, para o Dia da Expiação. Este dia era uma pequena representação do grande dia em que Deus haverá de julgar vivos e mortos de acordo com as coisas que estão escritas nos registros celestes.
Pois bem, Jesus já morreu por nós = CORDEIRO.
Subiu a presença do Pai para ser nosso intercessor = SACERDOTE.
Em 1844 começou a obra do julgamento da humanidade = JUIZ.
Como se dará este julgamento? Quais as normas do juízo de Deus? Quem será aprovado e quem será rejeitado? Estes são temas muito importantes que merecem o nosso estudo e consideração como Cristãos.
Se você quiser aprofundar-se neste estudo sugiro adquirir um pequeno livreto intitulado:
“1844 – Uma Explicação Simples das Principais Profecias de Daniel” – editora: Casa Publicadora Brasileira. Outra excelente opção: “O Ritual do Santuário” – Casa Publicadora.
Outro livro indispensável sobre assuntos proféticos é “O Grande Conflito” de Ellen G. White. Se desejar adquirir o livro completo você poderá entrar em contato diretamente com a editora Casa Publicadora Brasileira, através do telefone 0800 990606.