164 É correto, de acordo com a Bíblia, alguém ser batizado duas vezes?

respostas escola biblica


O batismo é uma declaração pública da nossa fé em Cristo, quando O aceitamos como Salvador pessoal. Durante anos, muitas pessoas abraçaram a fé e foram fiéis a uma forma incompleta da verdade e, por isso, optam pelo rebatismo.


Quando Cristo fala de um só batismo em Efésios 4:5, Ele está falando de uma única forma de batizar, que é o batismo por imersão. A quantidade não está em questão no texto.


O batismo pode ser comparado com o casamento, onde você sela sua união com a pessoa amada. A cerimônia do casamento em si não faz com que duas pessoas se amem, apenas é uma demonstração de que elas já se amam. Da mesma forma, a cerimônia do batismo em si não tem poder algum para transformar a vida da pessoa, pois isso só é possível através de um relacionamento com Cristo, do qual o batismo é um símbolo.


Num casamento, com o passar dos anos, você celebra bodas de prata, de ouro, etc., que são um símbolo de seu companheirismo com a pessoa que você mais ama. Essas celebrações não anulam o seu compromisso inicial com ela, apenas o confirmam, pois o casamento é o mesmo; somente a cerimônia que foi repetida. 


Seguindo esta ilustração, quando você celebrou a cerimônia do seu casamento pela primeira vez, você fez um compromisso com seu esposo com base no que conhecia dele naquela época. Com o passar dos anos, você renova esse compromisso, com base em um conhecimento mais profundo da pessoa com quem se casou.  


O mesmo se dá com nossa experiência religiosa. Quando alguém se batiza pela primeira vez, possui um conhecimento parcial de Cristo, no entanto, poderá adquirir um conhecimento mais completo da Sua vontade para a vida, o que faz com que a pessoa renove sua aliança com Deus. 


Em Éfeso, algumas pessoas aceitaram a Cristo com um conhecimento incompleto da verdade, e assim foram batizadas. Quando o apóstolo Paulo chegou e lhes ensinou aspectos adicionais e relevantes da mensagem bíblica, foram batizadas de novo(Leia Atos 19:1-5).


Sempre pense no batismo como uma declaração de amor a Jesus. Caso o Espírito Santo lhe oriente para uma segundo compromisso, agora de uma maneira mais consciente, não tema em dar esse passo tão significativo!