Antigo Testamento
Livros do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Livros Históricos: Josué até Ester.
Livros Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
Profetas Maiores: Isaias até Daniel.
Profetas Menores: Oséias até o fim do "Velho Testamento" que termina no livro de Malaquias.
Novo Testamento
Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Cartas e epístolas: Atos até Judas.
Profético: Apocalipse.
A Bíblia é a coleção de livros mais antiga que existe. Os primeiros cinco livros, chamados Pentateuco, foram escritos por Moisés, cerca de 1.500 anos antes de Cristo; e o último, o Apocalipse, foi escrito pelo apóstolo João, perto do ano 100 depois de Cristo, perfazendo assim um total de aproximadamente 1.600 anos, durante os quais a coleção foi escrita.
Colaboraram na sua produção cerca de 40 autores. Entre eles, reis e pescadores, legislador, estadista, filósofo, pastor, médico, coletor de impostos. Estes homens escreveram sobre praticamente todo tipo de assunto: História, biografias, poesia, provérbios, profecia, parábola, salmos e sermões. Mas, mesmo com tanta diversidade de autores e de assuntos, o livro tem unidade.
Um autor não contradiz outro. O segredo? O apóstolo Paulo escreveu: “Toda escritura é inspirada por Deus”. Timóteo 3:16. “Sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.” II Pedro 1: 20 e 21.
O Espírito Santo comunicou as mensagens de Deus a homens piedosos e moveu-os a transmitir essas mensagens pela palavra falada ou escrita. Aproximadamente 1.300 vezes encontramos nas escrituras as expressões: Ouvi a palavra da Senhor, ouvi a voz do Senhor, dizendo, veio a mim a palavra do Senhor, seguidas de mensagens ao homem.
Dividem-se as escrituras em velho e novo testamento. O velho testamento contém 39 livros, e foi escrito em hebraico; o Novo Testamento, em grego, e tem 27 livros. Para facilitar sua leitura, os tradutores dividiram os livros em capítulos e estes, em versículos.