Deixando de lado a posição evolucionista, que é uma teoria ou hipótese sobre as origens, e seguindo a posição criacionista, que é a posição bíblica, vamos procurar dar uma explicação plausível sobre o que teria acontecido.
Com a entrada do pecado no mundo muita coisa mudou. Animais se tornaram ferozes e mesmo plantas foram modificadas pela ação deletéria de Satanás (Gen 3:18). Estes animais vorazes ameaçaram a própria existência do homem e trouxeram desequilíbrio ecológico.
O homem também se corrompeu e a justiça divina foi manifestada por ocasião do dilúvio. Há claras evidências na Bíblia e pela natureza afora de uma destruição universal. Houve mudanças na estrutura da Terra, no clima, etc.
Achados fósseis demonstram que esses animais existiram. Não há como negar a existência dos dinossauros, isso seria negar a própria verdade. Muitos deles foram destruídos no dilúvio e no clima muito frio que tomou conta da Terra logo após a invasão das águas diluvianas.
O evolucionismo diz que a idade do gelo foi de milhares de anos, mas para nós foi um período relativamente curto logo após o dilúvio. Nesse período desapareceram todos os dinossauros.