194 Que contribuição a Igreja Adventista tem dado à Cristandade?

respostas escola biblica


Os Adventistas surgiram por volta de 1844. Qual a contribuição que este movimento religioso tem dado à Cristandade?


Entendemos que em todas as gerações Deus tem tido adoradores fiéis. Só Deus conhece o coração dos seus filhos. Só Deus pode avaliar a sinceridade de cada pessoa.


Nossa responsabilidade é seguir a luz que chegou até nós. Dia a dia podemos estar dando passos em direção à verdade ou para longe dela.


Durante os longos anos da idade média, muitas verdades da Palavra de Deus foram esquecidas. Com a Reforma, a partir de 1517, paulatinamente muitas verdades da Bíblia foram gradualmente sendo restauradas.


Nós Adventistas nos consideramos continuadores dos Reformadores. Queremos compreender e praticar as verdade deixadas por Cristo do modo mais completo possível por amor a Ele que é o nosso salvador.


Entendemos serem 4 as nossas principais contribuições em termos do entendimento da Palavra de Deus:


1- O ministério de Cristo no santuário celestial  


A Bíblia contém previsões que indicam o quanto a intervenção de Deus na história humana está próxima (Apocalipse 1:3). Devido à brevidade do tempo, Deus está mandando hoje uma mensagem urgente para que homens e mulheres se preparem para este evento. 


Todos podem fazer parte da sociedade perfeita, mas ninguém será forçado a se unir à ela (João 3:16; cf. Josué 24:15). Deus usa somente o amor e a persuasão, mas o Seu coração se enternece por aqueles que Ele criou. Seus apelos hoje são especialmente urgentes porque Ele quer que todos escapem da breve erradicação do mal. Ele deseja que pessoas de todas as partes saibam que a hora do Seu julgamento chegou (Apocalipse 14:6-12).


2- A importância da observância da Lei de Deus 


Deus deixou claro como devem viver os candidatos à futura sociedade a ser estabelecida por Cristo. A bíblia contém não somente um código moral universal (Êxodo 20:3-17), mas também conselhos sobre como aplicar os princípios morais à vida prática.                                                                                                                                                                                                                               


3- O Sábado como dia de adoração a Deus 


Durante este período de espera, Deus planejou viver com seu povo através de Seu representante, chamado Espírito Santo. O Espírito Santo é um ajudador que torna possível ao povo que aceitou o plano de Deus viver acima da contaminação deste mundo mau, e guardar os mandamentos da santa lei de Deus, incluindo o Santo Sábado. (Êxodo 20; Gálatas 5:16; 16, 22, 23)


4- O estado de inconsciência na morte 


Aqueles que estão mortos serão trazidos de volta à vida para tomar parte na sociedade perfeita, se durante seu tempo de vida aceitaram o plano de Deus. A Bíblia apresenta a morte como um sono do qual todos irão ressuscitar (I Tessalonicenses 4: 13-18; I Coríntios 15:51-54).


Isto não significa que nova compreensão a respeito de outros temas bíblicos não possa ser alcançada. Muito ao contrário. Em diversas partes do mundo, diferentes pessoas podem ser usadas pelo Espírito Santo revelando novos aspectos da verdade tal qual ela é em Jesus.


Queremos estar sempre abertos para seguir a voz de Deus, independente de qual pessoa tenha compreendido ou propagado uma determinada verdade bíblica.