Duas Embaraçantes Passagens Relacionadas com o Vinho .
“Esse dinheiro, dá-lo-ás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer coisa que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR, teu Deus, e te alegrarás, tu e a tua casa”.Deuteronômio 14:26.
“Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito”. (Provérbios 31:6.
Limitar-nos-emos ao que diz o Comentário Adventista e a uma ligeira alusão de Adão Clarck.
O que escreveram os teólogos e comentaristas Adventistas sobre Deuteronômio 14:26.
Bebida forte. O vinho e a bebida forte aqui mencionados eram ambos fermentados. Em tempos passados Deus freqüentemente tolerava a grosseira ignorância responsável por práticas que Ele nunca pôde aprovar.
Mas finalmente veio tempo quando, em cada ponto, Deus ordenou a todos os homens que se arrependessem (Atos 17:30). Então aqueles que persistissem em suas práticas, a despeito do conselho e advertência não mais teriam uma desculpa para seu pecado (João 15:22) ‘Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas agora não têm desculpa do seu pecado’.
No seu procedimento anterior eles não tinham pecado e Deus não os considerava totalmente responsáveis, embora suas obras estivessem afastadas do ideal. Sua longanimidade é extensiva a todo aquele que não sabe o que está fazendo (Luc. 23:34). Como Paulo que perseguia a igreja ignorantemente na incredulidade eles podem obter misericórdia”.
Depois de falar que Deus suportou a escravatura e a poligamia, coisas contrárias aos princípios divinos, o SDABC assim conclui:
“Assim foi com o ‘vinho’ e ‘bebida forte’. A ninguém era estritamente proibido beber, exceto os engajados em deveres religiosos e talvez também na administração da justiça (Lev. 10:9; Pv 31:4).
Os males do ‘vinho’ e da ‘bebida forte’ foram claramente indicados, o povo aconselhado a abster-se deles (Pv 20:1; 23: 29 a 33), e uma maldição pronunciada sobre aqueles que induzem outros a abusar da bebida (Hab. 2:15). Mas Paulo coloca diante de nós o ideal, declarando:
‘Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus’. (I Co 10:31), e informa que Deus destruirá aqueles que desonram seus corpos (I Co 3:16-17). Cousas intoxicantes destroem o templo de Deus e seu uso não pode ser considerado um meio de O glorificar (I Co 6:19-20; 10:31).
Paulo abandonou o uso de cada coisa prejudicial ao seu corpo (I Co 9:27). Não há desculpa hoje para o argumento de que não há nada intrinsecamente errado no uso de bebidas intoxicantes, baseando-se no fato de que uma vez Deus as permitiu. Como já foi notado, Ele também permitiu uma vez a escravatura e a poligamia. A Bíblia adverte que os bêbados não herdarão o reino de Deus (I Co 6:10)”.
Sobre Prov. 31:6 este mesmo comentário tece as seguintes considerações:
“Pronto para perecer. Sem o conhecimento de narcóticos possuído pelos médicos hoje, os antigos tinham freqüentemente apenas várias misturas de bebidas intoxicantes e preparações de ervas narcóticas com as quais insensibilizavam as dores de doenças fatais.
Àqueles que eram crucificados, no tempo de Cristo, ofereciam-lhes uma mistura de vinagre e fel. Nosso Senhor recusou beber aquela mistura. Ele desejava uma mente clara para resistir à tentação de satanás e conservar forte Sua fé em Deus”.
Adão Clarke apresenta esta mesma idéia sobre Provérbios 31:6, apenas usando vocabulário diferente:
“Daí bebida forte para aquele que está morrendo. Já temos visto que bebidas embriagantes eram misericordiosamente dadas aos criminosos condenados, para torná-los menos sensíveis às torturas que enfrentariam na morte. Isto é o que foi oferecido a nosso Senhor, mas ele recusou”.
Do matutino paulista “O Estado de São Paulo” de 22-1-1984, retirei a seguinte nota:
“A História nos cientifica que no tempo de Napoleão a pobreza da farmácia não oferecia muitas possibilidades de aliviar os sofrimentos dos feridos. Não lhes era oferecida senão uma esponja embebida em suco de ópio para sugar”.