O evento mencionado em I Samuel 28 prova a existência da vida após a morte?
“Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou”. (1 Samuel 28:14).
Uma das maneiras corretas para se compreender e interpretar a Bíblia acertadamente é não isolar um verso ou sentença, sem levar em conta o contexto imediato mais amplo e outros escritores quando se pronunciam sobre o mesmo assunto. Assim consideremos o seguinte:
1. v.3 – Diz que Samuel já estava morto. Morte é contrário de vida, e não vida em outro lugar após a morte. Quando Jesus morreu, e quando Lázaro morreu, eles não estavam “vivendo” em algum lugar até que foram ressuscitados, mas estavam na sepultura, “mortos” até que voltaram à vida através da ressurreição (Marcos 15:43 – 16:6; João 11:32-44).
2. v.6 – Deus não se comunicava mais com Saul.
3. v.13 – Somente a mulher viu “deuses que sobem da terra”; “vem subindo um ancião, e está envolto numa capa”. Saul não viu coisa alguma; em seu desespero ele simplesmente “entendeu que era Samuel” com quem ele muito queria falar.
4. v.14 – A presente aparição, “subia”; por que não “descia”? Samuel havia sido um profeta, uma pessoa boa e deveria estar no céu e descer, e não subir de algum lugar (inferno, sepultura, etc).
5. vs. 6,15 – Seja o que for que “apareceu”, nada tem que ver com Deus, pois Ele não se comunicava mais com Saul de nenhuma forma.
6. v. 19 – Como é próprio de Satanás, alguma verdade está misturada com mentiras.
7. v. 19 – Poderiam Samuel (justo) e Saul (ímpio mau, desobediente com o qual Deus não mais tinha contato) estarem no mesmo lugar após a morte de Samuel?
8. O que tudo indica é que aqui temos uma sessão espírita, onde o próprio diabo personificou a Samuel, pois ele pode inclusive transformar-se em anjo de luz (2 Coríntios 11:14).
9. Este tipo de coisa foi completamente condenada por Deus (Deuteronômio. 18:9-14) e o próprio Saul em anos anteriores havia erradicado de Israel os “médiuns e adivinhos” (1 Samuel 28:7-9).