238 O Capítulo 20 de Apocalipse é literal ou simbólico?

Tags

respostas escola biblica


Como ter certeza à luz da Bíblia de que o Capítulo 20 de Apocalipse é literal? Não seria simbólico?


Podemos ter certeza de que este capítulo é literal porque nele são apresentadas doutrinas literais das Escrituras:

 

A primeira ressurreição dos mortos (v. 5) - Comparar com João 5:28-29.


1) O lançamento do diabo no lago de fogo, ou seja, sua destruição (v.10) - comparar com Romanos 16:20...


2) A segunda ressurreição (v. 5) - Compare novamente com João 5:29.


3) O julgamento que os salvos em Cristo realizarão; inclusive os anjos (demônios) serão julgados pelos mesmos (v. 4) - Compare com I Coríntios 6:2 e 3.


4) Justos no céu (v. 4 - o verso 9 diz que satanás sairá com os ímpios a fim de tomar a cidade santa; para isto, ela terá descido na terra (Apocalipse 21:2) se ela desceu, é porque estava no céu) - Compare com João 14:1-3; I Tess. 4:17.


Certo é que alguns detalhes de Apocalipse 20 são simbólicos, como por exemplo, a "prisão de satanás". "A cadeia em que é preso não é literal, pois para um ser espiritual não pode haver cadeia material. Trata-se, isto sim, de uma cadeia de circunstâncias" ; isto porque ele, durante o milênio, não terá ninguém para tentar (justos no céu e ímpios mortos até a segunda ressurreição). Como Satanás não terá a quem lançar suas tentações, estará preso pelas circunstâncias que o rodearão.

 

Portanto, o fato de em Apocalipse 20 serem mencionadas doutrinas fundamentais das Escrituras (as 2 ressurreições, destruição de Satanás, juízo, etc) que são bem reais, leva-nos à conclusão de que tal capítulo é literal. A Bíblia interpreta-se a si mesma (Isaías 28:10) e, ao compararmos os versos de Apocalipse 20 com trechos paralelos das outras partes das Escrituras, podemos perceber a literalidade dos eventos mencionados neste capítulo de Apocalipse, com exceção de alguns poucos detalhes.


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual