Zé Pelintra é uma falange de entidades das trevas originária da crença sincrética denominada Catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil.
O Zé Pelintra também é comumente "incorporado" em terreiros de Umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil pelos denominados 'catimbozeiros'.
Isso não é estranho para quem se identifica com a cultura afro que surgiu no Brasil com os escravos vindos prioritariamente para a Bahia, no entanto, é verdade que grande parte das pessoas guarda preconceitos com esse tipo de religião, tendo em vista seu aspecto sombrio e ocultista.
UMA PORTA ABERTA
É muito estranho quando esses símbolos aparecem associados a desenhos que em seu enredo nada tratam da religião mencionada.
Grande parte das pessoas tem até repulsa quando ouvem falar de nomes como Zé Pelintra, Exu, Pomba-gira, Pé de boi, e ficariam aterradas se percebessem que essas ditas figuras estão entrando em suas casas sem elas se aperceberem.
Com uma abordagem ardilosa e sorrateira, despretensiosamente esses personagens entram porta a dentro em sua casa por meio daquelas musiquinhas infantis 'inocentes' que você gosta tanto.
Veja aqui alguns dos símbolos da feitiçaria que aparecem do desenho mundo bita:
Cartola de Exu
Zé pelintra
Pé de bode
Braço sem mão
Pomba-gira
A própria palavra 'Bita' não seria uma subliminar referência a um dos maiores pais de santos do Brasil?
Bita do barão
Se você encontrou mais alguma figura estranha deixe nos comentários.