Há algum significado para a expressão mulher quando a mesma é mencionada em alguma profecia?
Nos livros proféticos das Escrituras encontramos vários símbolos que ilustram o conflito entre o bem e o mal. Um deles é a mulher descrita em Apocalipse:
“Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça... A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias”. (Apocalipse 12:1 e 6 RA).
“Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres.
Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.
Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA. Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto”. (Apocalipse 17:3-6 RA).
Nesses versos, a expressão mulher é usada como referência à Igreja Pura de Cristo; e à Igreja Falsa, que ‘embriagou-se com o sangue dos santos...’ (época em que os fiéis filhos de Deus eram martirizados).
A base bíblica que apoia esta interpretação (de que mulher em profecia significa igreja) está nos seguintes textos (há também outro no livro de Efésios, que veremos adiante):
“Porque zelo por vós com zêlo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo”. (2 Coríntios 11:2 RA).
Paulo apresenta a igreja de Corinto com sendo uma ‘virgem pura’ (mulher).
“A formosa e delicada, a filha de Sião, eu deixarei em ruínas”. (Jeremias 6:2 RA).
Neste texto o povo de Israel (Igreja de Deus do passado) é chamada de ‘formosa e delicada’ (mulher).
Deus é muito sábio ao transmitir seus ensinamentos para nós seres humanos. Prova disto está no fato de dEle usar símbolos e parábolas, que facilitam nosso entendimento. Deus chama Sua igreja pura de mulher a fim de ilustrar o íntimo relacionamento que há entre Cristo e Sua igreja:
“Porque zelo por vós com zêlo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo”. (2 Coríntios 11:2 RA).
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”. (Efésios 5:25-27 RA).
Assim como marido e mulher possuem grande afinidade, assim como um bom marido cuida da esposa e zela por ela, assim Jesus é por Sua igreja. Que maravilhoso amor!
Em qual destas igrejas irá congregar? Na verdadeira, a esposa de Cristo ou na prostituta, que abandonou a pura doutrina bíblica?
Como sua igreja está aguardando seu esposo, o Senhor Jesus? Está preparando-se para o encontro com Ele? E você?