O dia da volta de Jesus não nos é mencionado, mas a Bíblia faz um pequeno comentário, dizendo que será à noite; será isto real?
“pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite”. (1 Tessalonicenses 5:2)
Quando as Escrituras falam que Jesus virá como um “ladrão de noite”, não está dizendo em qual turno Ele voltará; se o fizesse, estaria em contradição consigo mesma, quando afirma em Mateus 24:36 que “daquele dia e hora ninguém sabe...”.
Essa expressão é simbólica e precisa ser estudada em seu contexto. O apóstolo quer dizer que Jesus virá “de forma repentina” como um “ladrão de noite”, ou seja, de surpresa. Paulo admoesta a todos que estejam preparados para a volta de Cristo como se Ele viesse a qualquer momento.
Está você preparado (a) para a volta de Jesus? Como está aguardando o retorno de seu Salvador? Logo Jesus voltará para terminar com o mal e levar os Seus filhos ao paraíso celeste; não perca a oportunidade de estar lá. Aceite a Cristo agora mesmo e desfrute da eternidade desde já.
Paulo diz em I Tessalonicenses 5:2 que a vinda de Cristo será como um ladrão de noite. Um ladrão vem sem fazer barulho, e esta é minha razão para acreditar no arrebatamento secreto.
A ilustração do termo “ladrão de noite” é usada três vezes na Bíblia: por Cristo em Mateus 24:43, por Paulo em I Tessalonicenses 5:2, e por João em Apocalipse 3:3.
Existem duas perguntas que precisam se respondidas em relação a essas passagens:
1. Qual o propósito da ilustração? Seria inconcebível assumir que a vinda de Cristo seria como um ladrão em todos os aspectos. Ele é desonesto quanto um ladrão? Ele é digno de desprezo quanto um ladrão?
Também poderia ser comentado que nem todos os ladrões fazem seu trabalho em silêncio. Alguns deles são bem violentos.Geralmente seus arrombamentos vêm acompanhados de muito barulho e confusão.
I Tessalonicenses 5 começa com o assunto “dos tempos e das estações” (verso 1). Os versos 3 e 4 falam sobre a repentina destruição que virá. Paulo está falando claramente que a segunda vinda de Cristo será tão repentina quanto a de um ladrão que chega na noite.
Ele não está falando sobre nenhum outro aspecto de um ladrão, e não há nenhum fundamento para fazer alguma comparação entre Cristo e um ladrão, além da que foi proposta.
A ilustração do ladrão em Mateus 24 é usada exatamente da mesma maneira. Os versos 36-44 falam sobre a natureza inesperada da vinda de Cristo. Ele introduz o assunto com as palavras: “Porém, daquele dia e hora ninguém sabe” (verso 36), e termina com as palavras: “Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” (verso 44).
Apocalipse 3:3 diz: “E, se não vigiardes, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”. Mais uma vez, a analogia do ladrão ilustra Seu aparecimento repentino. Nenhum dos textos refere-se ao evento como sendo secreto.
2. Qual o contexto das passagens? As três falam sobre uma aparição pública. Apocalipse diz: “Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá”. (Apocalipse 1:7)
I Tessalonicenses 5:3 diz: “Pois, que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição”. A teoria do arrebatamento ensina que a repentina destruição não virá sobre eles, mas que continuarão numa tribulação de sete anos.
Nenhuma das ilustrações do “ladrão de noite” nem mesmo sugere uma vinda secreta. Apenas se tiradas de seu contexto elas poderiam dar a impressão de alguma coisa secreta.