“Ellen White profetizou a volta de Jesus... Marcou datas para este evento?...”
Ellen White, assim como os demais Adventistas, nunca marcou datas para a volta de Cristo.
Quem o fez foram os mileritas (seguidores de Guilherme Miller); eles pertenciam a várias denominações religiosas da época: Batista, Metodista, Congregacional, Luterana, Presbiteriana, etc.
A Igreja Adventista do 7o Dia surgiu como movimento organizado em 1863; antes disso, algumas facções do milerismo marcaram muitas datas para a volta de Cristo.
Dizem os acusadores que fomos nós quem o fizemos, mas isto é uma grande injustiça! Nunca tivemos a mais íntima relação com esses movimentos (mesmo que tenham se identificado como ‘adventistas’; o faziam não por ser de nossa denominação, mas por crerem no ‘advento de Cristo’).
O texto a seguir, escrito por Ellen, é o verdadeiro posicionamento Adventista em relação à marcação de datas:
“Progredíssemos nós em conhecimento espiritual, e veríamos a verdade se desenvolvendo e expandindo em sentidos com que mal temos sonhado, porém ela jamais se desenvolverá em quaisquer direções que nos levem a imaginar que podemos saber os tempos e as estações que o Pai estabeleceu por Seu próprio poder.
Tenho sido repetidamente advertida com referência a marcar tempo. Nunca mais haverá para o povo de Deus uma mensagem baseada em tempo. Não devemos saber o tempo definido nem para o derramamento do Espírito Santo nem para a vinda de Cristo”. (Mensagens Escolhidas I, pág. 188 – grifo meu)
Leandro Soares de Quadros
Consultor Bíblico