Existem muitas pessoas no mundo que nunca ouviram falar de Jesus. Pessoas de todos os credos, nacionalidades, culturas... pessoas que estão sedentas por algo melhor, por algo que realmente as satisfaça. Uma vida digna, amor, paz, felicidade.
Devemos estar atentos à aqueles que se mostram dispostos a aceitar o convite divino. A fim de ajudarmos de uma forma mais eficaz, devemos estar atentos aos seguintes passos que a pessoa dá antes de aceitar a Jesus, e aos sinais de que está em conflito, perto de uma decisão.
Eis os passos para se aceitar a Jesus:
Primeiro – Ela ouve alguma mensagem que lhe chama atenção – algo sobre Deus, e seu amor. Pode ser em uma rádio, por um amigo. Pode mesmo ser num noticiário, ou mesmo de um vizinho. Isto lhe prende a atenção.
Segundo – A pessoa sente um vazio no coração, sente necessidade algo mais para sua vida. Sente que não é completa, que falta algo.
Terceiro – Descobre que Cristo pode suprir as necessidades mais profundas de seu coração.
Quarto – Começa a sentir necessidade de buscar a Jesus. No entanto, neste momento, se inicia uma grande batalha, um conflito, que se passa na mente da pessoa. Ela se pergunta: “E a minha vida, e tudo o que tenho, deixarei?”
A decisão precisa ser tomada, o mais breve possível. Amanhã pode ser tarde demais. O Espírito Santo está chamando. Neste momento a pessoa geralmente passa por um grande conflito.
A habilidade para perceber quando a mente está agitada e a pessoa próxima de ativar sua vontade é vital para a testemunha cristã. E para compreender quando a pessoa está ativando sua vontade é fundamental uma vasta experiência vendo pessoas passarem pela metamorfose de mundano para cristão. Esta experiência você terá que depender bastante desta lista de alguns sinais:
1- Se o seu interessado repele algum ensino específico, você pode estar seguro que o Espírito Santo está operando para trazer convicção.
2- Você lhe apresenta uma oportunidade para aceitar a Cristo como seu Salvador, e ele começa a se esquivar um pouco, postergando uma decisão definitiva.
3- A pessoa torna-se mais nervosa do que o normal sem nenhuma causa aparente. Esfregar as mãos, mexer no nariz ou ouvido, bater os dedos sobre a mesa, levantar e sentar e outros sintomas semelhantes indicam nervosismo. A pessoa habitualmente nervosa se tornará ainda mais. Não é o nervosismo que você deve observar mais sim um aumento do nervosismo.
4- Seu interessado lhe comunica, de forma direta ou indireta, que ele deseja que você o deixe sozinho por algum tempo. Ele talvez sugira que você pare uma semana com os estudos, ou dará algum indício que o conflito o pressiona muito.
5- Seu interessado irá lhe evitar por completo. Algumas vezes o conflito que leva a uma decisão crescerá a tais proporções que seu amigo não estará em casa ao você visitá-lo para o estudo bíblico. Ele pode até arranjar uma razão aparentemente muito coerente para a sua ausência. Algumas vezes ele estará em casa quando você o visita mas se recusa a abrir a porta para você. Não o queira mal por tais ações. Se você tinha um bom relacionamento com ele antes desse ponto isto é um sinal quase certo que ele está em intenso conflito e que o Espírito Santo está trabalhando fortemente. A melhor coisa que você pode fazer é imediatamente orar.
6- Demorar-se sobre pontos insignificantes da doutrina Bíblica indica uma vontade em conflito. Na realidade seu interessado está tentando esquivar-se de você, pois ele teme que você irá apresentar mais verdades que irão apenas aumentar o conflito.
7- Muitas vezes o interessado fará uma pergunta semelhante a esta: “Se eu me tornar um Cristão, o que eu precisarei deixar de fazer?” Ele poderá também dizer, “eu teria que abandonar muitas coisas para ser um Cristão”. Quando alguém conversa desta maneira a respeito do Cristianismo, é certo que ele está pensando a respeito do seu relacionamento para com a religião.
Existem outros sinais discretos, mas esta lista é suficiente. Algumas vezes apenas um, mas normalmente dois ou mais, desses sinais revelarão o fato de que a vontade está ativada e seu interessado está à beira de tomar uma decisão.
Uma palavra de alerta – não pressione a esta altura! Este é o domínio do Espírito Santo, convencer é levar a uma decisão. (Ver João 16:8) você já fez sua maior parte antes desse momento. Suas orações podem prover agora o maior auxílio, porque a batalha dentro da mente de seu interessado não é com as idéias que você pode apresentar mas com o poder de Satanás em sua vida.
Conforme sua experiência em ganhar almas cresce, se tornará quase automático perceber estes sinais de conflito. Até lá você fará bem em copiar estes sete sinais em um cartão e memoriza-los.
Ore bastante, tenha bastante confiança em Deus, e que o Espírito Santo lhe acompanhe em sua vida. Sucesso!