“Queria informações a respeito de Êxodo 31:15...”
Êxodo 31:15: “Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.”
A fim de compreendermos o texto, é fundamental que utilizemos outros paralelos e também que examinemos a cultura hebraica:“Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto.” Êxodo 21:17. “Aquele que blasfemar o nome do SENHOR será morto; toda a congregação o apedrejará; tanto o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do SENHOR, será morto.” - Levítico 24:16.
Vemos primeiramente que era costume punir com a morte aqueles que transgredissem de forma aberta e insolente a qualquer um dos mandamentos de Deus, especialmente os de natureza moral (veja também Números 15:30-36).
Nos textos supracitados (há outros que tratam do mesmo assunto) vemos que a pena de morte era aplicada aos que (1) profanavam o Sábado (transgressores do 4o mandamento); (2) blasfemavam do nome de Deus (transgressores do 3o mandamento) e (3) amaldiçoavam ou desobedeciam aos pais (transgressores do 5o mandamento).
Isso ocorria, conforme mencionado, pelo fato de alguns indivíduos assumirem uma postura decidida (e algumas vezes pública) de rebeldia contra os mandamentos de Deus.
Para que todo o povo fosse conscientizado da terribilidade do pecado (tal era muito necessário para que eles abandonassem muitos costumes pagãos adquiridos por ocasião de sua escravização) e entendesse quão mau é desafiar a Deus, os transgressores pagavam caro pela afronta. Isso fazia parte da cultura hebraica, pois de acordo com a consciência moral deles, tais pecados eram muito sérios.
Vemos que a lei de Deus é muito importante para vida do cristão. Conquanto a salvação seja unicamente pela graça de Jesus (Efésios 2:8) o verdadeiro crente guardará a lei do Todo-Poderoso, pois a obediência é uma evidência de sua conversão (Efésios 2:10; Romanos 8:4), fé (Tiago 2:17; 26; Romanos 16:26) e amor por Jesus (João 14:15; 15:10).
Como bem disse Cristo: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus.” Mateus 7:21. “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” João 15:14.
Leandro Soares de Quadros
Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual