“Por que não devemos comprar nem mesmo coisas boas aos sábados?”
O princípio que rege a conduta do Adventista do 7º Dia em não comprar no dia de Sábado pode ser encontrado especialmente no texto bíblico de Neemias 10:31 e Êxodo 20:10:
"De que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria e qualquer cereal para venderem, nada comprariam deles no sábado, nem no dia santificado; e de que, no ano sétimo, abririam mão da colheita e de toda e qualquer cobrança".
"Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro".
Nesses textos vimos que a guarda do Sábado envolve:
1) Não comprar qualquer mercadoria, mesmo cereal (ou seja, mesmo coisas boas);
2) Não fazer com que outros trabalharem em nosso favor (nem nosso servo, serva, etc).
Assim, vemos que o Sábado é um dia de adoração no qual descansamos e deixamos os outros descansarem. Se comprarmos no dia de Sábado, estaremos estimulando outros ao trabalho e contribuindo para com a desobediência deles.
Além disso, "fazer aos outros aquilo que eu não gostaria que fizessem a mim" é a essência do egoísmo e do pecado. Seu eu quero descansar no sábado, não devo impedir os outros de fazê-lo ou contribuir com sua transgressão.
Vemos, portanto, que o princípio básico para não comprar no Sábado é: NÃO FAZER COM QUE OUTROS TRABALHEM PARA MIM, DE MODO QUE ESTES TORNEM-SE TRANGRESSORES DO MANDAMENTO DE DEUS POR MINHA CAUSA.
Não devemos esquecer que quem nos tenta a desobedecer a Deus é o diabo (Gênesis 3) e, se fizermos o mesmo, estaremos sendo seus instrumentos e consequentemente participantes de seu castigo. A Bíblia relata a sorte daqueles que fizeram outros errar:
"Vendo Zinri que a cidade era tomada, foi-se ao castelo da casa do rei, e o queimou sobre si, e morreu, por causa dos pecados que cometera, fazendo o que era mau perante o SENHOR, andando no caminho de Jeroboão e no pecado que cometera, fazendo pecar a Israel." I Reis 16:18-19.
"Eles, porém, não ouviram; e Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel.
Então, o SENHOR falou por intermédio dos profetas, seus servos, dizendo: Visto que Manassés, rei de Judá, cometeu estas abominações, fazendo pior que tudo que fizeram os amorreus antes dele, e também a Judá fez pecar com os ídolos dele, assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que hei de trazer tais males sobre Jerusalém e Judá, que todo o que os ouvir, lhe tinirão ambos os ouvidos.
Estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; eliminarei Jerusalém, como quem elimina a sujeira de um prato, elimina-a e o emborca." II Reis 21:9-13.
Os seguintes textos também nos ajudam a meditar no assunto: "Maldito aquele que fizer o cego errar o caminho. E todo o povo dirá: Amém!" Deuteronômio 27:18. "O que desvia os retos para o mau caminho, ele mesmo cairá na cova que fez, mas os íntegros herdarão o bem." Provérbios 28:10.
Com apreço,
Leandro Soares de Quadros
Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual