De acordo com Deuteronômio 5:15, chego à conclusão que Deus determinou a guarda do Sábado na lei de Moisés, ou seja, no Êxodo do povo de Israel do Egito...
No texto de Deuteronômio 5:15 percebemos que o Senhor deu uma razão para a guarda do Sábado: ajudar os Israelitas a lembrarem que Ele os havia liberto da escravidão do Egito.
Aplicando o versículo a nós hoje, aprendemos que o Sábado é um memorial da Salvação em Cristo, de que Ele nos libertou do pecado.
A primeira razão para o ser humano guardar o Sábado foi dada pelo Criador antes da existência de Moisés e até mesmo dos judeus, uns 2500 anos antes: “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.
E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” Gênesis 2:1-3.
O texto de Êxodo 20:8-11 nos esclarece que o mandamento do Sábado é um memorial do Criador, um lembrete semanal de que não estamos neste mundo por acaso. Perceba que em Gênesis 2:1-3 Deus deu o Sábado para Adão e Eva, a fim de que eles passassem um dia de 24h em comunhão com Ele. E isso, antes de existir a Lei Mosaica.
Outro detalhe que merece destaque é o fato de Cristo ter guardado o Sábado (Lucas 4:16), do mesmo modo que os apóstolos, anos depois de o Salvador ter morrido na cruz (Atos 16:13; 17:2; 18:3, 4, etc.).
Isso indica que o mandamento continuou em vigor. E continuará até o fim porque um dos últimos recados de Deus à humanidade, antes da volta de Jesus, é para que O adoremos no Seu santo dia, o Sábado (compare as palavras de Apocalipse 14:7 com Êxodo 20:11 e veja a semelhança. Ambos os textos tratam do mesmo assunto: a guarda do Sábado).
Portanto, longe de ser um meio de salvação (somos salvos unicamente pela graça de Cristo – Efésios 2:8, 9), o Sábado é:
• Um memorial da Criação – Êxodo 20:8-11;
• Um memorial da Salvação e libertação do pecado – Deuteronômio 5:15;
• Um sinal externo de nossa lealdade e amor para com Deus – Ezequiel 20:12, 20; João 14:15. Isso porque a fé sem obras é morta (Tiago 2:26).
Deixo-lhes um texto bíblico para reflexão: “Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o Sábado para não profaná-lo, e vigiando sua mão para não cometer nenhum mal” Isaías 56:2 - Nova Versão Internacional.
Um forte abraço,
Leandro Soares de Quadros
Instrutor e Conselheiro Bíblico