A vinda de Jesus será um acontecimento maravilhoso, indescritível. Como diz em Apocalipse 1:7, “todo olho O verá”. Esse evento grandioso marcará um período de tempo que se estenderá até a descida da nova Jerusalém. Portanto, a segunda vinda de Cristo à Terra marcará o início desse período.
Jesus voltará (João 14:1-3; Mateus 24:29-31; Mateus 25:31; 1 Tessalonicenses 4:16-17) e levará os salvos para o Céu. Ali, eles morarão durante mil anos (baseado em um estudo profundo sobre Apocalipse 20).
Durante o milênio, Satanás ficará prisioneiro (Apocalipse 20:1-3) no planeta Terra, que será arrasado por ocasião dessa vinda de Cristo e do grande terremoto (Apocalipse 16:17, 18).
Todos quantos tiverem deixado de seguir a Jesus morrerão (2 Tessalonicenses 2:8) e ficarão mortos, aqui na Terra, durante o milênio. A Terra ficará em escuridão, sem vegetação, nem pessoas a quem o Diabo possa enganar. Todas as cidades terão sido destruídas (Jeremias 4:23-28).
Quando se completarem os mil anos, os ímpios, todos aqueles que rejeitaram a voz do Espírito Santo e não escolheram obedecer a Deus, ressuscitarão (Apocalipse 20:5). Satanás os vê ressuscitados, notando que agora poderá contar com esses rebeldes outra vez.
É como se ele fosse solto da sua prisão (Apocalipse 20:7). Nesse tempo, a nova Jerusalém descerá do Céu (Apocalipse 21:2 e 10) com todos os salvos.
Quando Satanás vir que os salvos estarão vindo para a Terra, dentro da nova Jerusalém, reunirá todos os bilhões de homens perversos, perdidos, e procurará destruir a cidade santa.
Nesse momento, Deus enviará fogo misturado com enxofre, o qual destruirá Satanás, seus anjos e todos os ímpios. O mesmo fogo consumirá tudo o que houver sobre a Terra, purificando-a. É esse fogo que cairá sobre a Terra depois do milênio, que se chama “inferno de fogo” (ler Apocalipse 20:7-10; 2 Pedro 3:9-13).
Deus enviará fogo misturado com enxofre para purificar a Terra de toda e qualquer mancha de maldade e pecado que vêm contaminando nosso mundo desde o início da maldade. Nosso mundo voltará a ser como era no princípio. Deus fará uma nova Terra onde habita a justiça (2 Pedro 3:13).
Os salvos habitarão nesse novo mundo onde será, para sempre, a morada dos justos (Mateus 5:5), que são todos aqueles que, vivendo ao lado de Deus, creem em Cristo e aceitam o Seu sacrifício na cruz. Ainda há tempo para se fazer isso. A volta de Jesus é um acontecimento que está muito mais próximo que imaginamos. Logo Ele retornará e não haverá mais lutas, nem tristezas (Apocalipse 21:4).
Portanto, no fim dos mil anos, teremos a nossa felicidade garantida para sempre. E será dito:
“O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito.
Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor.” O Grande Conflito, Casa Publicadora Brasileira, pág. 678.
Espero encontrar você lá!
Um abraço,
Pr. Valdeci Junior