Somos chamados a ser um povo piedoso, que pensa, sente e age de acordo com os princípios do Céu. Portanto, para que o Espírito recrie, nos cristãos, o caráter do nosso Senhor, as pessoas aceitam envolver-se apenas naquelas coisas que produzirão, na própria vida, pureza, saúde e alegria semelhantes às de Cristo.
Esses princípios de saúde e conduta cristã são baseados nos ensinamentos bíblicos que encontramos em 1 João 2:6; Efésios 5:1-13; Romanos 12:1 e 2; 1 Corintios 6:19 e 20; 10:31; 1 Timóteo 2:9 e10; Levíticos 11; 2 Coríntios 7:1; 1 Pedro 3:1-4; 2 Cor. 10:5; e Filipenses 4:8.
Os Adventistas do Sétimo Dia praticantes fiéis constituem um dos grupos de pessoas mais pesquisados do mundo devido ao estilo de vida peculiar que adotam, o qual tem sido associado com expressivos níveis de longevidade, bem como tremendas reduções nas médias de mortes por doenças cardiovasculares e câncer, exatamente os males que mais matam os ocidentais.
Pelas orientações da Igreja, todos os membros devem abster-se do uso de fumo, de bebidas alcoólicas e das carnes impróprias, indicadas na Bíblia (Levíticos 11).
Desde 1860, a Igreja tem recomendado enfaticamente, mas não exigido, que os membros sigam outras regras dietéticas como o regime ovo-lacto-vegetariano, que evitem o café, os refrigerantes cola, o chá preto, os condimentos fortes, estimulantes, especiarias e alimentos refinados.
Por outro lado, a igreja incentiva o consumo de grandes quantidades de frutas, legumes e verduras, além de cereais integrais, e nozes. Cremos ainda na importância da confiança em Deus, no uso abundante de água pura - interna e externamente - ar puro, exposição moderada à luz solar, exercícios físicos diários, e desenvolvimento das habilidades mentais através da educação formal, ensinando que tudo isso é importante para uma boa saúde e vida proveitosa.
Foram realizadas várias pesquisas para confirmar os benefícios do regime alimentar adotado pelos adventistas. Uma delas, no estado da Califórnia – USA, revelou que: dos adventistas pesquisados, 99% não fumam, 90% não usam bebidas alcoólicas, 80% não utilizam carne e 25% evitam o uso de queijos e ovos. Quanto ao café, 73% bebem nada ou menos de uma xícara por dia.
O resultado desses estudos mostrou um aumento na expectativa de vida, tanto de homens como de mulheres adventistas, em relação às demais pessoas. Em média, os homens chegam a viver seis anos mais do que os outros homens, e as mulheres levam uns três anos de vantagem.
Uma vez que os adventistas são livres para escolher entre seguir todos esses conselhos de saúde ou não, as diferenças ficam bem mais evidentes quando os estudos têm por base aqueles que seguem estritamente os hábitos recomendados. Esses chegam a viver até doze anos a mais do que pessoas da mesma região que não adotam tais hábitos de vida.
Você também é convidado a pôr em prática esses princípios de saúde, pois acreditamos que “isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos (Provérbios 3:8)”. “Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma (3 João 1:2)”.
Se você desejar conhecer mais detalhes sobre o estilo alimentar adventista, poderá ler livros oferecidos pela Casa Publicadora Brasileira, editora dos nossos livros sobre saúde, 0800 979 0606.
Um abraço,
Pr Valdeci Junior.