Por que Deus escolheu usar Ellen White, uma mulher, como profetiza ao invés de um profeta homem?
De acordo com a Bíblia, Deus não faz acepção de pessoas: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; Atos 10:34.
Podemos ver nas Escrituras que Deus fez o chamado profético também para algumas mulheres, entre elas Débora (Juízes 4:4), Hulda (II Crônicas 34:22), as quatro filhas de Felipe (Atos 21:9) e Ana (Lucas 2:36).
Essas mulheres, embora vivessem em uma época em que não podiam exercer qualquer tipo de liderança, receberam o dom profético da parte de Deus e foram Suas mensageiras.
O texto a seguir revela:
E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. (Atos 2:17-18, grifo meu)
Por isso, biblicamente não existe razão pela qual Deus não pudesse ter escolhido uma mulher para receber o Dom Profético e ser sua mensageira, como foi a Sra. Ellen White.
Deus escolhe homens e mulheres, de acordo com a Sua Santa sabedoria. Só Ele sabe os motivos pelos quais preferiu usar uma mulher e não um homem para passar as revelações que deu através da Sra. White.
Os Adventistas do Sétimo Dia creem que Ellen G. White recebeu o dom de profecia. Seus escritos são um guia para a compreensão mais clara da Bíblia, jamais um substituto para esta.
Conforme ela mesma determinou: “Os testemunhos escritos não são concedidos a fim de prover nova luz, mas para imprimir vividamente sobre o coração as verdades da inspiração já anteriormente reveladas”. (Testimonies, vol 5., p. 665.)
Entre os livros que Ellen White escreveu destacam-se aqueles que abordam o Grande Conflito entre Cristo e Satanás, desde antes da Criação até a eternidade dos remidos no Lar dos salvos. Ao todo são 3.623 páginas cobrindo a Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse.
A “Série Conflito” abarca os seguintes livros:
• Patriarcas e Profetas
• Profetas e Reis
• O Desejado de Todas as Nações
• Atos dos Apóstolos
• O Grande Conflito
Pode-se ver nestes livros uma das principais características de um profeta verdadeiro que é guiar as pessoas a Cristo e conduzi-las de volta à Bíblia:
“Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos ‘últimos dias’; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica.
Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios.” A Sketch of the Christian Experience and Views of Ellen G. White, pág. 64. (Reimpresso em Primeiros Escritos, pág. 78.)
Leia os escritos de Ellen White. Sinta o Espírito Santo falando pessoalmente a seu coração. Sua vida cristã será incentivada e seu amor por Jesus fortalecido.