Como Ellen White se posicionaria diante de Deuteronômio 22:5 e o atual uso da calça comprida?
De fato, esse assunto tem sido motivo de muita polêmica na Igreja Adventista do Sétimo Dia em nosso país. Alguns se apegam ao texto de Deuteronômio 22:5, onde Deus proíbe o uso de trajes masculinos em mulheres e vice-versa.
“A proibição quanto ao uso de trajes masculinos para mulheres e vice-versa refere-se, provavelmente, ao costume pagão – um tanto comum nos países hoje – de uma mudança estimulada para propósitos imorais. Homens usando roupas de mulheres, imitando gestos femininos e oferecendo seus corpos para propósitos imorais”. (SDABC, vol. I, pp. 1030).
Deus, portanto, proíbe o uso de trajes masculinos em mulheres e femininos em homens se usados com esse propósito pecaminoso. Por outro lado, existe o aspecto cultural.
Na cultura oriental, por exemplo, tanto homens quanto mulheres usam túnicas, mas há uma diferenciação entre a masculina e a feminina. Os escoceses usam saias (kilts) como traje típico.
A proibição da Bíblia diz respeito a homens querendo parecer mulheres (travestidos) e mulheres querendo parecer homens. Para tal procedimento há condenação.
Há também que se considerar a modéstia e o decoro que os cristãos devem ter ao se vestir. Jesus disse que aquele que olhar para uma mulher com intenção impura já adulterou com ela (Mateus 5:28) e Paulo declara que somos espetáculos ao mundo (I Coríntios 4:9).
Nenhuma proibição há para o uso de calças compridas. É uma questão que você deve resolver com Deus, submetendo-se à vontade dEle.
Um abraço,
Pr. Valdeci Júnior