408 Pq os jovens são mais facilmente induzidos ao pecado?

respostas escola biblica


É claro que o mundo oferece muita coisa que atrai muito o jovem, dentre essas coisas, existem as banalidades que, infelizmente, chegam a ser a maior parte. 


Mas o jovem deve procurar receber o afeto e reconhecimento que precisa, extravasar suas energias, matar seu senso de curiosidade e fazendo outras coisas mais, dirigindo-se a boas fontes, escolhendo boas amizades, bons lugares para frequentar, etc., selecionando e escolhendo as atividades com sabedoria. 


Por exemplo: se os hormônios estão à flor da pele, extravase as energias praticando um bom esporte.


Não podemos medir o grau de pecaminosidade que vai no coração de uma pessoa. Será que o jovem peca mais ou demonstra mais? Você já notou que, quanto mais novo um ser humano é, mais sincero ele é também? E a sinceridade se externa. 


O coração de uma criança é muito mais sincero. É um terreno muito mais fértil para o evangelho que o coração de um jovem; e o do jovem, muito mais que o do adulto. A criança não demonstra tanto pecado por não ter tido ainda tantas oportunidades para interiorizá-los e externá-los. O jovem já teve, assim como o adulto. Só que o adulto sabe esconder melhor. 


Assim como Satanás tem uma tentação apropriada para cada pessoa, Deus também oferece as oportunidades de salvação, personalizadamente. 1 Coríntios 10:13 diz: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”


Leia os dois livros que Paulo escreveu a Timóteo e veja como um jovem pode ser um grande ministro. Não se esqueça que João, José, Davi, Daniel e muitos outros foram heróis da fé, ainda na adolescência, quando tudo ao redor conspirava contra os princípios morais. 


Acima de tudo, “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (Eclesiastes 12:1).


Um abraço,

 

Pr. Valdeci Júnior