Quem são os dois ungidos de Zacarias 4:14? Está relacionado com as Escrituras?
Sobre os dois ungidos de Zacarias 4:14, o comentário bíblico SDABC explica que devemos observar o fato da descrição, que os descreve como estando “diante do Senhor”, “junto ao Senhor”. No simbolismo, as oliveiras proporcionavam azeite para as lâmpadas (verso 12).
O azeite simboliza o Espírito Santo; portanto, os ungidos representam os instrumentos celestiais, por meio dos quais o Espírito Santo é concedido aos seres humanos que estão plenamente consagrados ao Seu serviço. A missão dos ungidos é comunicar luz e poder ao povo de Deus. Espera-se que os que recebem esse dom celestial comuniquem essas bênçãos aos outros.
Sabemos que João, o revelador, também menciona duas oliveiras e estabelece um paralelo delas com “os dois candeeiros que estão em pé diante do Deus da Terra.” Apocalipse 11:4.
Por meio desses símbolos, ele identifica as duas testemunhas, que representam as escrituras do Antigo e Novo testamentos. Portanto, mesmo que os dois profetas vissem imagens parecidas, o que elas significam é diferente.
Os ungidos de Zacarias são todos os instrumentos celestiais que servem de meios para que o Espírito Santo se aproxime dos seres humanos.
Um abraço,
Pr. Valdeci Júnior