Quem são os que se consagram, o jardim, o sacerdote ou a deusa de Isaías 66:17? Gostaria de entender melhor o contexto.
Do verso quinze ao verso dezessete, o profeta declara que os incrédulos idólatras serão destinados ao fogo do inferno (o que é reafirmado em 2 Tessalonicenses 1:7-9). Isaías 66:17 refere-se a eles como pessoas que estão se santificando ou consagrando.
Tais apóstatas mesclavam os ritos pagãos com o culto a Jeová, assumindo, assim, uma atitude santarrona em relação aos seus irmãos. Esse tipo de culto aconteceu bastante nos reinados de Acaz e de Manasses (2 Reis 16:10-16; 21:2-7). Provavelmente, as purificações eram os ritos de iniciação para os mistérios pagãos que se seguiriam.
Esses idólatras iam para os jardins. O ato de sacrificar em jardins fazia parte da adoração que era realizado à sombra das árvores. Era uma prática inspirada na religião cananita, que implicava o desprezo pela adoração no templo.
Muitas vezes, esses jardins e pequenos bosques eram cenários de cerimônias religiosas cruéis e imorais. E o problema era que, com freqüência, os hebreus tendiam a imitar aos costumes pagãos de adorar em tais lugares (Isaías 1:29; 65:3-4; cf. 1 Reis 14:23; 15:13; 2 Reis 16:3-4; 17:9-11; 18:4), mesmo Deus tendo ordenado a eles que destruíssem esses jardins (Êxodo 34:13; Deuteronômio 7:5).
Os pagãos tinham um líder. Em algumas Bíblias aparece a expressão “indo atrás do sacerdote que está no meio” (NVI), “após a deusa que está no meio” (RA) ou “uns após outros” (RC).
A tradução literal dos textos dos copistas seria “atrás de um no meio”. Mas em vários manuscritos, dentre eles os rolos do Mar Morto, a expressão aparece na forma “atrás de uma no meio”.
Apesar de não ser possível conhecer a identidade de quem seria este “um”, é possível saber que tal expressão se refere à pessoa que dirigia o culto. Era um sacerdote ou uma sacerdotisa que dirigia tais cerimônias idólatras.
Resumindo, “os que se santificavam” eram os membros do culto pagão, e o “sacerdote” ou a “deusa” era quem liderava esse culto.
A lição que tiramos desse verso é que, para sermos felizes, precisamos adorar da forma correta, com os líderes corretos e ao Deus verdadeiro. A Ele seja toda a honra e glória!
Um abraço,
Pr. Valdeci Júnior
Fontes: SDABC; Comentário Bíblico Moody; Novo Comentário da Bíblia;