422 As leis privam nossa liberdade?

respostas escola biblica


O Mundo não seria melhor, se não houvesse leis? Como é que fica a nossa liberdade?


Esta é uma pergunta de muitos. Para respondê-la, escrevo abaixo um conteúdo adaptado do livro “Abrindo o Jogo”, de Rodrigo P. Silva, da Casa Publicadora Brasileira (0800 9790606).


Na palavra “liberdade” reside o grande anseio humano de todos os tempos. Todos queremos ser livres. Tal palavra, “liberdade”, tornou-se o jargão principal dos novos tempos. 


O que acontece, porém, é que no vocabulário popular, “liberdade” tornou-se aos poucos antônimo de palavras como “lei” e “regulamento”. A ideia defendida é a que quanto menos restrições tivermos, mais livres e felizes seremos, pois quando há regras não há liberdade. Não é à toa que o sexo irresponsável é comumente chamado de “amor livre”.


De modo geral, as pessoas inconscientemente influenciadas por essa filosofia de liberdade versus leis acabam tendo uma atitude sempre pejorativa em face dos deveres diários. Aí entram em cena alguns “liberais”, descrevendo o que para eles seria um verdadeiro paraíso na Terra. 


Na verdade, as ideias de liberalismo não são mera filosofia própria de alguns adolescentes fantasiosos. Muita gente mais “adulta” já tentou argumentar racionalmente que os fins justificam os meios. Mas como se vê, a falta de regras poderia parecer o paraíso, mas na verdade seria um inferno vivo, um caos.


Essa imaginação de um mundo sem leis poderia se chamar “utopia”. Noutras palavras, nenhum lugar funcionaria sem leis. Veja então como é incoerente o conceito de liberdade que muita gente possui. 


Na verdade, o que querem os liberais é que as vontades deles próprios sejam cumpridas e que o resto do mundo lhes seja escravo. Não é o fim das leis que estão pregando, mas a ascensão do egocentrismo. Eles querem o mundo girando em torno de si e se iludem pensando que isso é possível e normal.


Há um outro problema em relação a essa ideia de liberdade na qual as pessoas devem servir de leis para si mesmas. Muitos, senão a maioria, não sabem definir o que querem. E assim vai se arrastando a polêmica sem que ninguém defina o que é de fato “politicamente correto”. Disso, torna-se injustificável dizer que a voz do povo é a voz de Deus – a menos que o Todo-Poderoso estivesse confuso e em contradição.


Na Bíblia é dito que quando os homens insistem em viver contra a lei de Deus, ou pelo menos se comportando como se ela não existisse, eles são entregues às suas próprias tendências. O resultado disso? Crendo que são inteligentes, acabam fazendo tolices, as mais bizarras. 


A apresentação completa desse estado, e os detalhes, você pode encontrar em Romanos 1:18-27. Observe como o apóstolo Paulo descreveu muito bem o que comumente se vê por aí. 


Há aqueles que, de forma redutiva do pensamento, ainda questionam “Deus nos criou assim para adorá-Lo. Se O adorarmos, teremos a vida; senão, seremos condenados. Ele nos deu a liberdade para escolhermos. Que liberdade é essa em que só existem duas opções?”. 


Talvez você argumente que não se sente contrário às leis. Só quer que elas sejam coerentes. E as normas de Deus são coerentes. 


O problema é que essa aversão às leis (em especial, à lei de Deus) não é característica somente de alguns indivíduos. Todos nós temos em grau maior ou menor uma resistência em cumprir ordens, mesmo que elas sejam boas aos nossos olhos (Romanos 3:9-12). 


O apóstolo Paulo se irritou certa vez consigo mesmo ao perceber que não conseguia seguir à risca aquilo que sabia que era certo (Romanos 7:19 e 24). Como se vê, boa vontade e admissão do dever não é tudo. 


Precisamos da ajuda de Cristo tanto para enxergar a coerência dos mandamentos de Deus quanto para cumpri-los a despeito de nossa fraqueza. Ao enfrentar, portanto, as dificuldades desta vida, que você utilize “toda” a sua força: que peça a Deus para lhe ajudar. O céu atenderá prontamente os seus pedidos de socorro. É só tentar.


Resumindo, muita gente acredita que as leis são o oposto da liberdade. Porém, a verdade é o contrário disso: São as leis, quando boas, que sempre garantem a liberdade humana através dos tempos.


Se você quiser ajuda para tender entender melhor a esse assunto, aqui, na Escola Bíblica, estamos dispostos a continuar estudando tal tema com você. Sinta-se à vontade para corresponder-se conosco.


Um abraço,

 

Pr. Valdeci Júnior