A inscrição na coxa do cavaleiro de Apocalipse 19:16 quer dizer que Cristo usa tatuagem?
Realmente é importante que discutamos esse assunto, pois os assuntos “tatuagem” e “santidade” parecem não combinar, pelo menos no atual contexto cristão em que nossa sociedade vive. A partir da referida passagem bíblica: “Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”, surge a indagação: “isso seria uma referência a uma possível tatuagem?
A resposta é: “não”! Afinal:
a) No contexto em que João escreveu, não existia o conceito de tatuagens que conhecemos hoje. Qualquer pessoa que representasse a religião, no meio hebreu, deveria ter, em sua apresentação pessoal, um corpo sem defeitos, manchas ou máculas.
b) O Apocalipse é um livro simbólico, e nem tudo, principalmente nessa passagem, pode ser tomado como literal em seu entendimento. Veja os versos anteriores: olhos de fogo e espada saindo da boca. Qualquer pessoa entende que essas expressões são figuras de linguagem e têm a finalidade de significar algo mais amplo.
c) O texto hebraico não indica que, necessariamente, no tecido epitelial da coxa do cavaleiro havia uma estampa em relevo, textura ou tintura.
A expressão pode estar se referindo à “coxa da roupa”, ou seja, como é apresentado pelo Comentário Bíblico SDABC: “o nome se viu escrito na parte da sua capa que cobria a coxa.”
O teólogo Swete concorda com essa ideia. Ele diz: “...terceiro nome de Cristo está ‘exposto na sua veste, onde cai sobre a coxa’”.
Charles elucida da seguinte maneira: ‘O Vidente vê na visão o guerreiro divino e os seus cavaleiros celestiais - não hesitando, mas precipitando-se para baixo desde os céus e para a frente contra os exércitos cerrados da besta, do falso profeta e dos reis da terra, e, como eles prosseguem, as suas vestes ondeiam após si, e assim na coxa do líder revela-se o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores’.” (Novo Comentário da Bíblia, 74).
Mas, acima de toda essa discussão, podemos concluir o mesmo que Barclay em O Novo Testamento Comentado: “De toda maneira, o que diz literalmente é que o título estava escrito de maneira que todos pudessem lê-lo, e, portanto a interpretação mais provável é que estivesse escrito, de algum modo, no bordo de sua túnica ou capa.
O título o assinalava e destacava o maior de todos os senhores e de todos os governantes, o único verdadeiramente divino, o Rei do Universo.”
Um abraço,
Pr. Valdeci Júnior