438 Porque os católicos idolatram santos de barro?

respostas escola biblica


Sobre a adoração de ídolos pelos católicos, talvez se dê ao fato desse  culto ter aparecido na idade patriarcal, isso influenciava os israelitas no Egito e foi praticado no deserto pelos Hebreus. 


O povo teve na sua frente a idolatria ao entrar na Terra Prometida, tornou-se isso um terrível mal no tempo dos reis,  especialmente no reinado de Acabe. Foi isso a causa de ser julgado por Deus o povo escolhido, e era freqüentemente objeto das denunciações proféticas. 


O pecado da idolatria era, sob a Lei, castigado com a morte, quer se tratasse do indivíduo, quer duma comunidade, e o induzidor da idolatria era tratado com igual severidade. 


Mas a própria idolatria em si sempre inquietou os convertidos à religião de Jesus. Eles tinham de ser guiados com respeito à convivência com os idólatras, e relativamente à comida de alimentos, expostos para venda, e que tinham sido oferecidos aos ídolos.


Quando o cristianismo se tornou dominante na Europa, foi a idolatria proibida por lei, no ano 324 d.C., sendo imperador Constantino Magno, e no ano 392, governando o imperador Teodósio.


O apego a algo que se pode tocar também é uma das razões da idolatria, pois o Deus Criador não podemos ver ou tocar.


Mas está escrito, e estava desde aquela época a instrução do nosso Deus.“Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 


Não terás outros deuses diante de mim.  Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 


Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem   e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. (Êxodo 20:1-6 RA).


“No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem” (Salmos 115:3-5 RA).


“Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!” (Romanos 1:25).


“Que aproveita o ídolo, visto que o seu artífice o esculpiu? E a imagem de fundição, mestra de mentiras, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos?” (Habacuque 2:18).