Livro da vida.
O conceito de um livro celestial que contém os nomes dos justos, parece haver sido comum desde tempos muito antigos. Moisés evidentemente teria tal registro na mente quando pediu a Deus que riscasse seu nome de seu livro (Ex. 32:31-33).
Daniel falou de pessoas registradas em um livro, que eram livradas do tempo de angústia quando Miguel se levantar (Dn. 12:1). Jesus falou a seus discípulos que deviam regozijar-se porque estavam escritos no céu (Lc. 10:20). Paulo disse que os nomes de seus colaboradores constavam no livro da vida, o registro dos cidadãos do céu (Fil. 4:3).
Em sua visão do juízo, Daniel viu certos livros que se abriram (Dn. 7:9 e 10). O Apocalipse identifica um dos livros que se usam no juízo final como “o livro da vida” (Ap. 20:11 e 12), e afirma que todos aqueles cujos nomes não se encontram nele serão lançados no lago de fogo (v.15).
O que suporta com paciência até o fim tem a certeza de que seu nome será conservado no livro da vida (3:5), mas os que praticam a maldade serão excluídos da Nova Jerusalém que descerá do céu (21:10 e 27). A besta do Apocalipse 13 será adorada por todos os que estão sobre a terra, cujos nomes não estão escritos no livro (vs 1 e 8).
Este mesmo grupo se surpreenderá quando ver a besta que “era, e não é; e há de subir do abismo, e ir à perdição” (17:8)
Portanto o livro da vida é o livro onde consta registrado o nome de todos os salvos, no juízo final este livro é consultado para informar aqueles que serão salvos, as pessoas que não tiverem seu nome no livro da vida estarão perdidos.
Sendo assim para ter o nome registrado nele basta estar salvo, e para isso é só aceitar a salvação que é oferecida a todos gratuitamente:
“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,” I Ts.5:9
“Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.” Rom.3:24
Esperamos ter respondido satisfatoriamente suas dúvidas. Caso ainda tenha alguma se sinta livre para nos procurar. Que o seu interesse pela verdade seja sempre crescente e que o amor de Jesus seja a grande motivação da sua vida.