Encontramos em Gênesis o relato da criação do dia, assim como a contagem bíblica deste, ou seja, tarde (noite) e manhã (dia):
“Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
Houve tarde e manhã, o terceiro dia. Houve tarde e manhã, o quarto dia.
Houve tarde e manhã, o quinto dia. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” Gênesis 1:5, 8, 13, 19, 23 e 31.
Detalhe: “A palavra ‘dia’ (yom em hebraico), sempre significa um dia de 24 horas, quando usada com o numeral (primeiro, segundo, terceiro...). Logo, Gênesis 1, fala da criação em seis dias literais.”
A explicação que se dá para a mudança da contagem do início e fim do dia está em Daniel 7:25:
“Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei;”
Isso foi uma profecia que se cumpriu, pois atualmente a lei de Deus foi mudada – o dia que a maioria das pessoas guarda é o domingo, – e o dia passou a ter seu início à meia-noite. “Não é estranho alguma coisa começar pela metade?"
Vale ressaltar que o próprio Jesus citou que a parte clara do dia tem 12 horas, sobrando então 12 horas para a noite:
“Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia?” João 11:9
Diante desta importante declaração fica impossível pela contagem humana serem 12, as horas claras do dia. Já pela contagem divina isso se dá claramente, pois do pôr do sol para o nascer, há exatamente 12 horas (noite), e do nascer do sol para o seu ocaso (dia) também conta-se 12 horas.
“O dia (ciclo de 24 horas), não há dúvidas, é contado pelo declinar da tarde (pôr do sol).”
Concluímos que o sábado, sendo como os demais dias, tem seu início no pôr do sol (da sexta-feira) e término no pôr do sol seguinte (do sábado).
Escola Bíblica