Vejamos alguns textos que descartam a idéia da reencarnação:
Paulo ao escrever à Timóteo, menciona o juízo onde todos serão julgados, os vivos e mortos, mas se não existem mortos – pois estes logo que morrem reencarnam e voltam para a Terra, ou vão para o céu, ou ainda para o inferno – o correto seria dizer juízo dos vivos e reencarnados ou, nesse caso não há necessidade de haver julgamento, o juízo não existe...
E ainda, se desse para conciliar a reencarnação com o juízo, essa pessoa seria julgada por qual de suas vidas? Mas se a Bíblia afirma a existência do juízo, o correto é crer na ressurreição, e não na reencarnação:
“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino:” 2 Timóteo 4:1
A Bíblia em Apocalipse menciona somente a existência de 2 ressurreições:
“Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.” Apocalipse 20:5
“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.” Apocalipse 20:6
O próprio Jesus falando sobre a morte de Lázaro, se referiu a mesma como um sono:
“Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo.
Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono.” João 11:11-13
Jesus poderia ter consolado as irmãs de Lázaro dizendo que ele já estava no céu já havia reencarnado, afinal de contas já havia se passado 4 dias de sua morte, ou que ele reencarnaria em breve e seria feliz, mas não foi isso que ele disse.
“Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir”. João 11: 23
A resposta de Marta demonstra que ela não acreditava na reencarnação: Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.” João 11: 24
Analisando o milagre da ressurreição de Lázaro, considerando a existência da reencarnação, poderíamos concluir que a atitude de Jesus ao realizar esse milagre, foi um tanto quanto estranha, já que Lázaro iria reencarnar em breve, porque trazê-lo de volta se ele poderia reencarnar em corpo novinho? Com certeza suas irmãs ficariam felizes pela certeza da reencarnação de Lázaro.
Se realmente existisse reencarnação, Jesus teria falado sobre ela, quando Marta falou sobre a ressurreição no último dia.
E Lázaro, porque será que a Bíblia não menciona Lázaro descrevendo o céu, e tudo o que ele fez por lá, nesses 4 dias? 4 dias no céu deve dar pra fazer muita coisa, não? Ou ainda a história de quando ele já estava pronto para reencarnar, e de repente soube que iria ressuscitar em seu velho corpo, que tristeza ele sentiu...
Mas como Lázaro estava dormindo (morto), realmente ele não tinha nada pra falar, visto que os mortos nada fazem, e nada sabem (Ecl.9:5).
Jesus em outra ocasião descreveu o momento em que ocorrerá a ressurreição:
“Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”João 5: 28 e 29
Paulo escrevendo agora, aos Tessalonicenses, também fala sobre a ressurreição e a morte como um sono, e ainda anima-os a consolarem uns aos outros diante deste fato:
“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” I Ts.4:13-18
Na carta de Paulo aos Coríntios, falando a respeito da ressurreição, ele fala sobre a transformação que haverá quando Jesus voltar, onde ocorrerá a ressurreição, e o que é mortal se revestirá da imortalidade, será que ele se enganou?
Pois se os mortos reencarnam, isso quer dizer que passam a ser imortais, ou será que mesmo estando no céu ainda podem vir a morrer? Não, Paulo não se enganou, e a Bíblia não se contradiz:
“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.” I Cor. 15:51-54.
A Palavra de Deus é bem clara quanto a morte, a ressurreição, o juízo final, e o imenso e inigualável amor de Deus. Um Deus de amor jamais permitiria que um filho seu morresse e fosse para o céu, mas continuasse a ver o sofrimento de seus amados, ou pior voltasse a Terra para mais uma vida de sofrimento.
O lugar pra onde ele fosse jamais seria o céu, pois seria impossível ser feliz, não sofrer, vendo a dor, as lágrimas, e a tristeza das pessoas a quem ama.
Graças ao Senhor que Ele em sua infinita sabedoria e amor permite que os que morrem durmam, enquanto esperam a ressurreição!
Esperamos ter respondido satisfatoriamente sua dúvida.Que o seu interesse pela verdade seja sempre crescente e que o amor de Jesus seja a grande motivação da sua vida.