Os judeus nos comunicaram os oráculos divinos (Rm 3:2) e são por assim dizer, os originadores da igreja Cristã, sendo que Cristo e todos os apóstolos, inluindo Paulo, eram Judeus.
No entanto, desde a época desses apóstolos morcou-se um flagrante contraste entre a fé judaíca e a igreja Cristã.
Acompanhe aqui quais são as 5 principais diferenças entre os Judeus e os Adventistas.
1 Judeus não acreditam em Cristo
Eles ainda esperam o Messias, para restaurar o templo de Jerusalém e as cerimônias, que conforme o evangelho, já se cumpriram em Cristo.
2 Judeus não acreditam que exista um conflito cósmico
Eles negam que exista Rebelião de Lúcifer contra o governo divino, na visão judáica Satanás é um anjo a serviço de Deus apenas, e que não está em guerra contra ele.
O livro 'Grande Conflito' apresenta uma visão diametralmente oposta a isso.
A luta entre o bem e o mal é o pano de fundo que envolve a vida de todo seguidor de cristo, o motivo de toda labuta na terra onde cada coração é disputado por um lado e outro.
3 Judeus acreditam na imortalidade da alma
Quando Jesus contou a parábola do rico e Lázaro, ele estava contextualizando uma crença judaica da vida após a morte, só que invertendo papéis de forma a descontruir o exclusivismo deles.
Ele creem inclusive, na reencarnação, uma doutrina espírita. Enquanto os Adventistas acreditam na doutrina da ressurreição, como único caminho para que os mortos alcancem a vida futura.
4 Judeus vivem pelas obras
Eles confiam que apenas suas obras são suficientes para alcançar a redenção.
Paulo foi um dos apóstolos mais enfáticos em destacar essa deficiência no judaísmo... 'Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus'. (Rm 10:3)
5 Judeus não seguem só a Bíblia
A cultura judaíca coloca o 'talmude', o livro de tradições orais, como sendo o manual para interpretar a torah.
Esse foi o erro que fez o judaísmo rejeitar a Cristo, sendo que a tradição do Talmude era algo totalmente oposto ao ministério de Cristo, e foi combatida por ele, como pode ser visto nos evangelhos. (Veja por ex. Mt 15:6 e Mc 7:13)
Os movimentos de reforma cristãos que surgiram na idade média tinham como pedra fundamental a crença apenas na Bíblia como regra de fé e prática.
CONCLUSÃO
Os judeus todavia, preservam ainda grande herança divina por meio da Torah, como a reverência para com os 10 mandamentos, o Sábado, as leis alimentares que sempre serviram de grande referencial na saúde e educação, concedendo ao mundo grandes mentes que abençoaram a humanidade.
Por isso digna-se de respeito esse povo amado por Deus que deve ser considerado e imitado em muitas coisas, aceitos como irmãos da filiação divina de propósitos nobres e espirituais.