O Milagre da Pregação
A pregação bíblica é um milagre duplo. O primeiro milagre é Deus usar um homem imperfeito, pecador e cheio de defeitos para transmitir a perfeita Palavra de Deus. Trata-se de um Ser perfeito usando um ser imperfeito com seu porta-voz.
Só um milagre pode tornar isso possível.
O segundo milagre é Deus fazer com que os ouvintes aceitem o porta-voz imperfeito, escutem a mensagem por intermédio do pecador e finalmente sejam transformados por esta mensagem. Esse é o grande milagre da pregação!
Ao iniciar o evangelismo algo deve ser dito: as técnicas são indispensáveis, contudo, uma coisa precisa ficar muito clara: todas as técnicas reunidas e colocadas em prática não fazem de alguém um pregador evangelista.
Para ser um bom pregador e um bom evangelista é preciso ter técnica e algo mais.
Esse algo mais é o milagre do Espírito Santo.
Aos quarenta anos de idade, Moisés conhecia todas as técnicas dos mais variados ramos do conhecimento humano, inclusive a arte de falar em público em diferentes línguas.
Anos depois, quando Deus o desafiou a tornar-se um pregador, o erudito Moisés respondeu: “ Ah! Senhor Deus! Eu nunca fui eloqüente...” (Êxodo 4:10). Faltava a Moisés o algo mais : o milagre! Foi esse milagre que Deus lhe ofereceu quando disse: “Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar” (Êxodo 4:12). Mesmo com relutância, Moisés aceitou o milagre e tornou-se pregador e líder.
Ao contemplar a santidade de Deus, Isaias um inútil pecador e exclamou: “Ai de mim... porque sou homem de lábios impuros” (Isaias 6:5).
Ele sentiu que seus lábios impuros o desqualificavam para qualquer contato com a divindade, e principalmente para ser-Lhe um porta-voz. Faltava a Isaias um milagre. Finalmente, um anjo tocou-lhe os lábios com a brasa viva do altar de Deus, e, só após esse milagre, Isaias sentiu-se em condições de ser um porta-voz de Deus e aceitou o desafio: “Eis me aqui, envia-me a mim” (Isaias 6:8). Da mesma forma, o pregador de hoje também é homem de impuros lábios, mas que, tocado pela brasa viva do altar, pode tornar-se um porta-voz de Deus e ser usado no milagre da pregação.
Por incrível que pareça, é essa mistura do humano com o divino que dá poder à pregação. Segundo Phillips Brooks, a pregação é a “apresentação da verdade através da personalidade”, * e foi Deus quem escolheu essa combinação da verdade perfeita com a personalidade imperfeita para dar poder à pregação. Em outras palavras, o pregador usa as características de sua personalidade, como conhecimento, habilidade, voz, pensamento, e sua vida para transmitir a verdade divina, e essa união do divino com o humano tem o poder de alcançar outros seres humanos e transformá-los.
Isto é pregação: um poderoso milagre de Deus, o infinito fluindo por via finita, o perfeito chegando até nós por meio do imperfeito, a santidade sendo transmitida através de pecadores, e isso tem o poder de transformar outros pecadores.
Com essa visão de pregação como um milagre de Deus, passemos a considerar os elementos técnicos e estratégicos que Deus deseja utilizar nessa mistura do humano com o divino, ou seja, os recursos da personalidade para transmitir a verdade.
O Milagre das Palavras
No sentido humano, as palavras também fazem milagres. Deus colocou na comunicação um poder quase infinito. As palavras têm o poder de produzir sentimentos, pensamentos e ações. Uma única palavra pode produzir amor ou ódio, alegria ou tristeza, motivação ou depressão, pensamentos positivos ou negativos.
Imagine, por exemplo, o efeito das palavras românticas proferidas entre o casal de namorados ou de noivos. Elas são capazes de gerar um campo afetivo cujo desfecho é o casamento. Agora imagine o efeito das palavras sarcásticas, agressivas e desrespeitosas proferidas num momento de desentendimento entre marido e mulher. São capazes de gerar um campo de hostilidade cujo desenlace pode ser o divórcio. Tal é o poder das palavras.
As palavras, portanto, são polivalentes, podendo ajudar ou atrapalhar. Podem encorajar, inspirar e tranquilizar, mas também podem decepcionar, desunir e oprimir. Foram as palavras que preservaram a verdade bíblica até os nossos dias, bem como preservaram a história da humanidade e as descobertas da ciência.
Mas da mesma forma elas contribuíram para desencadear guerras, homicídios e torturas. Hitler, por exemplo, manipulou uma nação e torturou o mundo com o uso tendencioso das palavras. Jesus Cristo, por outro lado, estabeleceu o cristianismo e o evangelho com o uso do mesmo recurso: as Palavras.
As palavras podem fazer ou deixar de fazer milagres na vida das pessoas. E aí está o poder que será utilizado como ferramenta do pregador. Cada pregador tem a oportunidade e a responsabilidade de escolher e combinar as palavras de tal maneira que produzam o melhor efeito na vida espiritual das pessoas.
A própria Bíblia diz: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Timóteo 2:15).
Talvez, parafraseando, puséssemos dizer que o pregador só será aprovado por Deus se manejar bem a verdade e manejar bem as palavras. Ser pregador, portanto, é ter o poder do Espírito Santo para usar o milagre das palavras no milagre da pregação.
Qual é o objetivo do Evangelismo?
1. Reavivar a igreja.
2. Buscar os afastados.
3. Ganhar novas pessoas para Cristo.
Preparação da igreja
1. Organize equipes de:
Instrutores bíblicos.
Recepção.
Guerreiros de oração.
Louvor.
Som e vídeo.
Comunicação.
2. Faça reuniões de treinamentos com as equipes. Explique tudo com muita riqueza de detalhes.
3. Faça três perguntas:
O que temos?
O que pretendemos?
Como alcançar o objetivo?
4. Santa convocação – Fim de semana
Faça reuniões com toda a igreja ou todo o distrito e explique o projeto evangelistico.
Faça reuniões de motivação, treinamento e consagração.
Envolva a igreja no plano: “Comunhão e Ação”.
Desafie a igreja para entrar em oração 24h por dia durante todo o período do evangelismo.
A igreja ficará inflamada e cheia de poder. Você vai perceber que até os problemas desaparecerão.
Evangelismo Pelo Telefone
O que é o Evangelismo Pelo Telefone?
É a pregação do evangelho utilizando um dos meios de comunicação, ou seja, usando a telefonia que é o meio de comunicação mais comum e acessível à maioria das pessoas.
Um dia Deus planejou enviar Moisés ao Egito para libertar Seu povo da escravidão, e perguntou a Moisés; o que você têm em mãos?
Uma vara, disse ele. Deus então disse que o usaria com aquela vara. Através dela Deus realizou muitos milagres.
Hoje Deus te pergunta: o que você tem em mãos?
Talvez você tenha um telefone.
Veja agora como você pode evangelizar pelo telefone:
Por telefone podemos:
• Fazer amizade com as pessoas. (caso não seja amiga).
• Mostrar o quanto estas pessoas são importantes, a ponto de lembrarmos delas.
• Aproximar sem ser inconveniente. (há pessoas que não aceitam visitas).
• Convidá-la para as conferências e cultos na igreja.
• Levar mensagens bíblicas de conforto, segurança e paz.
• Romper preconceitos e barreiras com relação à igreja.
• Mostrar a essas pessoas a importância da participação delas nas conferências da igreja.
• Fazer orações com as pessoas por telefone. (Orar por toda família).
• Oferecer mensagens musicais e narrações bíblicas.
• Mostrar que Jesus é a solução para todos os problemas.
• Falar que Jesus deseja satisfazer todos os seus anseios.
• Faça uma lista de interessados virtuais.
• Ore em particular por cada um.
• Em seguida faça uma visita e convide pessoalmente para as conferências.
Nota: Deus vai fazer um grande milagre e o resultado será maravilhoso!
DDD – Discagem Direta a Deus
“O telefone que nunca está ocupado para nos atender”.
Preparação do campo
Guerreiros de oração
1. Divida a igreja em cinco grupos, distribua os grupos nos quatro cantos da cidade e um no centro (marco zero). Todos devem orar em favor de cada família e cada pessoa que mora naquela cidade.
2. Ore também pelo delegado, pelo juiz, pelo prefeito, pelo padre e pelos pastores da cidade.
3. Logo após este momento de oração cada grupo deve caminhar pelas ruas da cidade e num determinado momento parar enfrente um prédio ou casas e orar pelas pessoas que ali residem. Faça isto por toda cidade se for possível.
4. Você ficará surpreso com o resultado. Assim como Deus derrubou os muros de Jericó, Deus irá derrubar todos os muros e barreiras existentes na cidade e o evangelho será pregado com poder para que muitas pessoas sejam conquistadas para Cristo.
Minha lista pessoal de interessados
1. Cada membro da cada igreja deve fazer uma lista pessoal de interessados, contendo os nomes dos interessados, familiares, amigos e parentes que o irmão ou a irmã deseja ver no céu.
2. Faça um levantamento destes nomes e cadastre na secretaria. Dê uma cópia dos interessados para o irmão.
3. Cada irmão deve fazer um plano de oração pelos seus interessados, durante um período entre duas semanas e um mês.
4. Em seguida o irmão deve fazer uma visita a cada pessoa da lista e levar um convite personalizado.
5. Você vai perceber que o Espírito Santo já está naquela casa fazendo um grande milagre.
6. Com certeza estas pessoas estarão presentes nas reuniões de evangelismo.
7. Cada irmão se tornará um missionário voluntário e dará os estudos aos seus interessados. Se isto não for possível convide uma pessoa mais experiente para ministrar os estudos bíblicos.
Comunicação total
1. Coloque anúncios nas rádios da região e em toda imprensa possível.
2. Faça convites bonitos e atrativos.
3. Coloque uma grande faixa na frente da igreja onde acontecerá o evangelismo, e outras em lugares estratégicos.
4. Coloque alguns cartazes em lugares da grande movimento.
5. Conclame a igreja a falar, falar e falar sobre o que vai acontecer na igreja.
6. Lembre-se que a propaganda e a alma do negócio.
Iniciando a Conferência
1. Faça uma festa espiritual no primeiro dia, com boa recepção, boa música e um ótimo estudo bíblico.
2. Faça uma reunião especial e separada para as crianças de até oito anos de idade.
3. Separe uma sala para que durante a reunião, aconteça uma corrente de oração em favor do evangelismo.
4. Faça uma escala e distribua os irmãos para que durante a exposição da mensagem eles estejam em constante oração. Estes irmãos devem ficar dentro da igreja de maneira que as pessoas não percebam que eles são guerreiros de oração.
5. Faça um apelo a cada noite.
6. Ao ir a porta cumprimentar o povo, olhe bem nos olhos de cada um e sinta a obra que o Espírito Santo fez na vida deles naquela noite.
7. Pesquise, quantas pessoas estão presentes e quantas tomaram decisões ao lado de Jesus naquela noite.
Recepção Nota Dez
Procure criar uma recepção especial com os jovens da igreja.
Cada jovem receberá instruções especiais de como se vestir e como se comportar como vitrine da igreja.
A recepção tem uma parte fundamental na conferência, podemos dizer que o sucesso da série depende em grande parte da recepção.
As pessoas chegam à igreja com uma série de problemas e quando recebem um aperto de mão, um beijo, um abraço ou simplesmente um sorriso, as barreiras serão quebradas e o coração será preparado para a obra do Espírito Santo.
Percebe-se que a recepção não é formada apenas para anotar o nome e o endereço das pessoas e sim para colaborar com Deus na obra de salvar pecadores.
A equipe de recepção ainda é responsável por uma avaliação total e completa de tudo que acontece na conferência da noite.
Tudo isso deverá ser realizado com muita oração.
Porque as empresas perdem seus clientes?
1% Morte.
3% Mudança de cidade.
5% Amigos de outros.
9% Preços mais baixos.
14% Qualidade do produto.
68% Indiferença na atenção.
Nota: Faça uma aplicação desta pesquisa ao dia a dia de sua igreja
Guarda do primeiro Sábado
1. Quando todos os interessados receberem o estudo sobre como guardar o Sábado, então você deve marcar uma data especial para que eles guardem o primeiro Sábado. Faça uma boa propaganda para trazer o maior número possível de interessados.
2. Prepare uma lembrança para cada um a fim de que este dia fique marcado na vida deles para sempre.
3. Se possível prepare um almoço. Faça uma linda confraternização.
Devolução da primeira oferta
1. Convide cada um não somente para guardar o primeiro Sábado, mas também para doar a primeira oferta.
2. A primeira oferta deve ser doada no dia que a pessoa estiver guardando o primeiro Sábado.
3. Ensine que a oferta faz parte da adoração e da santificação do Sábado.
4. Procure criar uma nova visão sobre oferta na vida dos novos na fé e consequentemente os mais velhos na igreja serão contagiados a melhorarem na mordomia cristã.
Devolução do primeiro Dízimo
1. Apresente o estudo do dízimo e mostre as bênçãos espirituais e materiais que Deus dá àqueles que devolve a Deus o que é de Deus.
2. Dê todas as orientações e distribua os envelopes.
3. Marque um Sábado especial para que cada um devolva o seu primeiro dízimo.
4. Neste dia, faça uma festa espiritual e entregue uma lembrança para que o doador não esqueça mais o dia em que ele adorou a Deus através dos dízimos e das ofertas.
5. Quando completar um ano da devolução do primeiro dízimo, faça a comemoração do primeiro aniversário de uma nova vida. E aproveite para solicitar um segundo dizimo em gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas.
6. Crie um slogan. Por exemplo: 12 meses de gratidão por doze meses de bênçãos. E aí você vai arrecadar doze ofertas especiais e fazer disso um estilo de vida.
7. O pacto permanente.
Classe Bíblica Batismal
1. No dia da guarda do primeiro Sábado, você começa a classe bíblica batismal no período da tarde.
2. Nesta classe você deve apresentar temas de conduta cristã.
3. Faça as fichas que ainda não foram preenchidas.
4. Faça uma grande propaganda do batismo.
5. Faça grandes apelos com muita oração.
6. Não batize pessoas fumando, bebendo ou que ainda não regularizou seu casamento.
Apadrinhamento e Conservação
1. Antes do batismo, cada candidato deve ser adotado espiritualmente.
2. Uma pessoa mais experiente na igreja deve adotar um novo na fé.
3. No dia do batismo o pai ou a mãe espiritual deve levar seu filho ou filha até o batistério.
4. O pai ou a mãe deve receber uma boa orientação para saber cuidar do novo membro.
5. Deve fazer: “Culto do por do sol e acompanhar em todos os aspectos a vida espiritual do novo membro”.
6. Desta forma a igreja se envolve e conserva automaticamente o novo membro.
7. O pai ou a mãe espiritual não deve chegar ao Céu sem seu filho ou sua filha na fé.
O Incrível Jesus Cristo
Com 12 executivos, Ele criou a maior “empresa” do mundo.
Jesus revolucionou a vida de todos os homens em todos os tempos.
Tenha um Plano
Esteja preparado
Escolha seus próprios colaboradores.
Elimine todos os obstáculos.
Ensine, Ensine, Ensine.
Dirija-se a cada um particular.
Estabeleça autoridade.
Insista em seus objetivos.
Cuide de sua programação.
Enfrente os problemas imediatamente.
Teste seu pessoal.
Pratique bons relacionamentos.
Aprenda um pouco de humildade.
Não retenha toda glória para si.
Saiba dizer “obrigado”.
Não se isole das pessoas que o rodeiam.
Não negligencie o falar em público.
Aprenda a repreender.
Cuidado com os bajuladores.
Seja um servo.
Desencoraje a disputa por posições.
Avalie o trabalho e os frutos.
Evite o espírito de grandeza.
Seja justo com todos e Generoso quando apropriado.
Aceite os riscos.
Cuide das crianças.
Deixe que os resultados falem por você.
Seja um líder inspirador.
É necessário podar.
Não tente servir a dois senhores.
Fique calmo na tempestade.
Acabe com as disputas rapidamente.
Faça as refeições com o grupo.
Avalie constantemente.
Defenda suas ovelhas.
Estabeleça prioridade.
Prepare seu sucessor.
Como levar pessoas à decisão
A mais elevada de todas as ciências é a de salvar almas.a maior obra a que podem aspirar criaturas humanas, é a obra de atrair homens, do pecado para a santidade. “Ciência do Bom Viver”. Pág. 398”.
Uma alma tem mais valor para o céu do que um mundo inteiro de propriedades, casas terras e dinheiro. Testimony Treasures, vol. II, pág. 375.
Muitos estão no vale da decisão, em que se tornam necessários apelos especiais, íntimos e diretos para levá-los a deporem as suas armas de combate e ocuparem um lugar junto ao Senhor. Testimonies, I pág. 646.
O Exemplo de Jesus
Jesus disse: “Vinde após Mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Mateus 4:19. Os pescadores de homens e de peixes não nascem, se fazem.
A preparação para ser um ganhador de almas começa quando observamos como Jesus trabalhava.
As pessoas se decidiam mais pelo que Jesus era do que pelos ensinos que Ele apresentava. Ele conquistava os corações pela amizade e pelo ensino da verdade. Ele se identificava com as pessoas e elas confiavam NELE. É assim que devemos proceder.
O evangelismo eficaz, portanto, deve incluir conquistar a amizade, a confiança da pessoa e em seguida, conduzir a pessoa a aceitar a Jesus e a verdade por meio de decisões progressivas até a decisão final pelo batismo.
Como levar pessoas à decisão
A mais elevada de todas as ciências é a de salvar almas. A maior obra a que podem aspirar criaturas humanas, é a obra de atrair homens, do pecado para a santidade. “Ciência do Bom Viver, 398”.
Uma alma tem mais valor para o céu do que um mundo inteiro de propriedades, casas terras e dinheiro. Testimony Treasures, vol. II, pág. 375.
Muitos estão no vale da decisão, em que se tornam necessários apelos especiais, íntimos e diretos para levá-los a deporem as suas armas de combate e ocuparem um lugar junto ao Senhor. Testimonies, I pág. 646.
O Exemplo de Jesus
Jesus disse: “Vinde após Mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Mateus 4:19. Os pescadores de homens e de peixes não nascem, se fazem.
A preparação para ser um ganhador de almas começa quando observamos como Jesus trabalhava.
As pessoas se decidiam mais pelo que Jesus era do que pelos ensinos que Ele apresentava. Ele conquistava os corações pela amizade e pelo ensino da verdade. Ele se identificava com as pessoas e elas confiavam NELE. É assim que devemos proceder.
O evangelismo eficaz, portanto, deve incluir conquistar a amizade, a confiança da pessoa e em seguida, conduzir a pessoa a aceitar a Jesus e a verdade por meio de decisões progressivas até a decisão final pelo batismo.
Pastor: Luís Gonçalves
DSA – Divisão Sul Americana
www.profecias.com.br