Qual o propósito de Deus para minha vida?

Tags

Qual o propósito de Deus

I - O PROPÓSITO DE DEUS PARA A VIDA


Uma das verdades básicas da Bíblia é a de que Deus tem um propósito para a sua vida. O princípio está em I Coríntios 10:31, que diz: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.  


Você não é um mero acidente. Você não é uma anomalia da natureza. Deus não lhe criou por acaso. Não importa seu nível social, econômico ou financeiro, nem quais tenham sido as circunstâncias do seu nascimento. Deus tem um propósito para a sua vida: Que você faça tudo para a honra e  glória dEle.


A Bíblia diz que até mesmo antes de você nascer, Deus já tinha planejado o que Ele queria que você fizesse com sua vida. Efésios 2:10 (NTLH) "Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós”. 


Deus planejou algumas coisas para você realizar na terra. Elas são chamadas de boas obras. A palavra bíblica para isto é ministério. Ministério não é algo que somente os pastores fazem. Ministério é algo que você faz. Toda vez que você usa seus talentos, suas habilidades, seu tempo, seu corpo, suas posses, você está ministrando.


"Deus Deseja Usar Você". A chave para se encontrar significado e esperança para a vida, a chave para a satisfação e o sentido da vida é permitir que Deus use você. Não há nada mais emocionante do que ser usado por Deus. Não há sentimento, não há conquista, não há prêmio a que possa se comparar com o fato de saber que Deus está lhe usando e você está fazendo o que Ele quer que você faça com a sua vida. Nosso desafio neste seminário é apresentar-lhe as seguintes verdades: 


- O propósito de Deus para a sua vida.


- Quais são as razões pelas quais Deus lhe criou.


- Como aprofundar esses propósitos na vida diária.


O Propósito de Deus Para a Sua Vida


Falando a respeito de sua existência, a Palavra de Deus em Salmo 139:16 afirma: ”Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado quando nem um deles havia ainda”. Em Colossenses 1:16, encontramos a seguinte declaração: “pois tudo, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visível e invisível... todas as coisas começaram nEle e nEle encontram seu propósito.” ( Msg versão Americana da Bíblia)


Para descobrir o propósito pelo qual foi criado, você deverá conversar com Deus. Perguntas erradas podem levar a respostas inadequadas, e é o que a maioria das pessoas fazem quando buscam o verdadeiro sentido ou propósito para a vida. “Nós fazemos perguntas voltadas para a nossa pessoa, como: O que eu quero ser? O que eu devo fazer com a minha vida? Quais são meus sonhos para o futuro?”.


Os livros de auto-ajuda ensinam que para você encontrar o propósito para a vida, é necessário que assuma as seguintes posturas: “Dê importância aos seus sonhos. Defina claramente os seus valores. Estabeleça metas desafiadoras, defina em que você é bom e aspire a grandes objetivos. Vá à luta! Seja disciplinado. Acredite em si mesmo. Envolva outras pessoas. Não desista jamais”.


Você até poderá alcançar sucesso em alguma área da vida seguindo essas orientações, concentrando as suas energias na busca do objetivo proposto. Mas ser bem sucedido segundo os padrões do mundo, não significa que o propósito para o qual você foi criado esteja sendo alcançado.


A questão não é você, seus objetivos, metas, planos, etc. Mas Seu Criador, você nasceu de acordo com os propósitos dEle e para cumprir os propósitos dEle. Portanto tudo deve começar com Deus.


“Você não irá descobrir o significado de sua vida olhando para dentro de si mesmo. É possível que você já tenha tentado isso. Você não criou a si mesmo, logo não há jeito de dizer a si mesmo para que foi criado! Se eu lhe entregar uma invenção desconhecida, você não terá como saber sua serventia nem a própria invenção terá capacidade de lhe dizer. Somente o criador ou manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade”. Uma vida com Propósito, pág.17.


Então neste momento em oração, pergunte para o Seu criador: Meu Deus para que me criaste? Qual o Teu propósito para minha vida? O que Tu queres que eu faça agora? Este é o ponto de partida. Você foi feito por Deus e para Deus, enquanto não compreender isso, não encontrará o verdadeiro sentido para a vida.


É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os demais caminhos levam a um beco sem saída.


O propósito de Deus para a sua vida está claramente revelado no manual do criador: A Bíblia Sagrada, a palavra viva de Deus pra seus filhos. Ele quer se revelar a você diariamente para lhe ensinar a forma correta de viver, dentro dos propósitos para os quais Ele lhe criou. Quais são esses propósitos?


II – RAZÕES OU PROPÓSITOS PELAS QUAIS DEUS LHE CRIOU 

 

A Bíblia diz que você foi feito por 5 razões:

1. Planejado para agradar a Deus.

2. Formado para a família de Deus.

3. Criado para tornar-se como Cristo.

4. Moldado para servir.

5. Feito para uma Missão.


1. Você foi planejado para agradar a Deus!


A primeira razão pela qual você foi criado, o primeiro propósito para sua vida é este: você foi planejado para agradar a Deus - Deus lhe fez para agradar-se de você.


"Tu Senhor ... criaste todas as coisas, e por Tua vontade elas existem e foram criadas." Apocalipse 4:11b (NVI)


"O Senhor agrada-se do seu povo..." Salmo 149: 4a (NVI)


Deus não precisava criar você, mas escolheu criá-lo para satisfação dEle. Você é um filho que proporciona prazer ao coração do Pai, como se fosse o único.


- Você foi criado para ser amado por Deus! Ele o fez para amá-lo! Deus é amor. Deus quer que você o conheça e o ame reciprocamente!


- Você foi criado à imagem de Deus – e recebeu a capacidade de relacionar-se com Ele! 


- Você foi criado para ter um relacionamento diário com Deus!


- Você foi criado para amar a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Mateus 22:37-38 (NVI)


Deus é honrado quando nós o amamos acima de todas as coisas!


O Termo usado para expressar amor a Deus é: ADORAÇAO


Você foi criado para adorar a Deus, não somente no templo ou no culto doméstico, mas em tudo que esteja fazendo. No trabalho e nas atividades do dia-a-a dia, se deve adorar a Deus nos pensamentos e nas ações. Qualquer atitude que agrade a Deus é um ato de adoração. ADORAR DEVE SER UM ESTILO DE VIDA PARA O FILHO DE Deus.


Você foi criado para adorar, louvar, não somente através da música, mas transformando tudo aquilo que faz para louvar, glorificar e agradar a Deus. O propósito principal da sua vida é adorar a Deus! O que significa adorar a Deus? A minha maneira de mostrar amor a Deus é vivendo uma vida que o louve.


Como Deus lhe considera? Olhe para a cruz! Deus amou você de tal maneira, que preferiu morrer do que ficar sem você. O Filho de Deus estendido na cruz é o maior de todos os motivos para adoração.


2. Você foi criado para a família de Deus!


"Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade”. Efésios 1:5 (NVI)


Motivos pelos quais a família de Deus foi estabelecida:


- Satisfazer a vontade de Deus.


- Para que você possa ser parte dela, na terra e no céu.


- Convivência com Jesus como nosso irmão mais velho ( Heb. 2:1).


- Para nossa regeneração e plenitude espiritual (I Ped. 1:3)


- Para desenvolver o senso de pertencer. Vida cristã, não é somente acreditar, mas, é também relacionamento entre irmãos e irmãs.


- Para ser a coluna e baluarte da verdade, que é a igreja do Deus vivo ( I Tm. 3:15)


- Não foi estabelecida para ser um clube de negócio, ou uma organização qualquer. Foi criada para ser um organismo, uma família!


- A razão pela qual Deus escolheu a Família como uma descrição da igreja é porque na família os membros se amam! "Amem uns aos outros" isto aparece  58 vezes na Bíblia.


Finalmente 


Participar da família de Deus é: COMUNHÃO


"Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes." 1 Pedro 3:8 (NVI)


Você foi planejado para louvar a Deus, e isto é para adorá-Lo; foi  formado para ser um membro da  família de Deus, isto é para ter comunhão. Vamos agora à terceira razão pela qual Deus criou você:


3. Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo


"Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:29 (NVI)


Por que devo parar e atentar para este propósito?


- Porque isto não é um Plano B, é o plano de Deus desde o começo.


- O plano de Deus sempre existiu para fazê-lo à sua imagem, para fazê-lo à sua semelhança.


- O pecado acabou com nosso desejo de sermos a imagem e semelhança de Deus, então Ele mandou Jesus vir à Terra para restaurar o que se havia perdido, de tal forma que pudéssemos ser salvos, e ser como seu Filho.


- Porque Deus está muito mais interessado no que você é de que no que você faz, carreira/caráter. Por quê? Porque não levaremos a carreira para a eternidade, mas sim o caráter!


- A Bíblia diz que Jesus aprendeu a obediência através do sofrimento. Deus não poupou Jesus, por que pouparia você?


- Independentemente das circunstâncias, Ele deseja que eu seja semelhante a Cristo. Quais os atributos dEle que devem ser reproduzidos em minha vida diária? A melhor resposta está em Gálatas 5:22-23: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Amabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio.


- Deus quer formar esses frutos em sua vida, então como Ele faz isto? Colocando você em situação em que esses frutos são necessários.


"... até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”. Efésios 4:13 (NVI)


"Portanto se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" 2 Coríntios 5:17 (NVI)


Tornar-se como Cristo é: DISCIPULADO


Às vezes, nos sentimos desencorajados por causa do tempo necessário para se desenvolver o processo de nascimento, crescimento e maturidade. Mas Deus prometeu que Ele nunca desistirá de nós!


Até agora nós aprendemos que você foi planejado para o louvar a Deus, isso é adoração; e você foi formado para a família de Deus, isso é comunhão; e você foi criado para ser mais e mais como Cristo, isso é discipulado. Esta é a quarta razão pela qual Deus criou você:


4. Você foi moldado para servir


"Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”. Efésios 2:10 (NVI)


Outro nome para aquelas "boas obras" é ministério.


A Bíblia é muito clara a respeito disto - todo cristão é criado para servir, chamado, criado, salvo e capacitado para o ministério. Cada membro do corpo é um ministro.


Servir a Deus e ao próximo, foi o estilo de vida de Cristo durante todo o Seu ministério, a Bíblia diz: “...Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;”


"Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. 1 Pedro 4:10 (NVI)


Deus designou a cada um a sua obra. Cada crente deve se envolver no ministério do servir com o coração cheio de amor, gratidão e reconhecimento pela salvação que já desfrutam em Cristo. Além da recompensa eterna, outros benefícios serão recebidos aqui, o livro Serviço Cristão, nas páginas 266 a 275, destaca os seguintes:


- Felicidade: ”Aqueles que devotam a existência a um ministério semelhante ao de Cristo, conhecem o que significa a verdadeira felicidade”.


- Bênçãos: “Todo esforço feito para Cristo reverterá em bênçãos para nós mesmos”.


- Saúde: “Fazer o bem é um excelente remédio para a enfermidade”.


- Vigor: “Impeça-se um homem forte de trabalhar, e ele se tornará fraco”.


- Paz: “No fazer bem aos outros, experimentarão [os seguidores de Deus] uma doce satisfação, uma paz interior que lhe será suficiente recompensa”.


E por fim será recebida a recompensa futura. 

Usar o meu molde para servir o próximo é: MINISTÉRIO.


"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe”. Salmo 139:13 para a família de Deus, isso é comunhão; foi criado para se tornar como Cristo, isso é discipulado; foi moldado para servir, isso é ministério ou serviço. E esta é a quinta razão pela qual Deus criou você:


5. Você foi feito para uma missão


"Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo”. João 17:18 (NVI)


“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.


Se você quer a bênção de Deus na sua vida, você precisa se preocupar com o que Deus mais se preocupa!


Trazer os que estão fora para dentro da família de Deus!


- Qual é a missão? Falar para as pessoas as boas novas sobre a graça de Deus.


- Onde: no lar, no pequeno grupo, no trabalho, outros.


Como mordomo, sou um sócio de Deus nesta grande missão, a missão de salvar enquanto a porta da graça ainda está aberta.


III. COMO APROFUNDAR ESSES PROPÓSITOS NA VIDA DIÁRIA


Gostaria de chamar a sua atenção nesta última parte para três questões básicas na vida do crente:


- Você foi feito por Deus e para Deus e enquanto não compreender isso, a vida jamais terá sentido.


- Você pode escolher seu cônjuge, seu time, a sua profissão, o seu passatempo e várias outras coisas, mas, não pode escolher ou determinar o propósito para o qual Deus lhe criou.


- Como viver corretamente dentro do plano de Deus para minha vida? Somente em Cristo encontramos o poder que precisamos para viver segundo a vontade de nosso Criador. Relacionamento diário com Deus é o segredo para uma vida espiritual vitoriosa e saudável.


O crente que fica um dia sem ler e meditar a palavra de Deus, já está doente. Qual é o tipo da doença? “Gripe espiritual”.


Dois dias sem leitura e meditação da Bíblia: A “gripe” torna-se uma “pneumonia espiritual”.


Três dias: “tuberculose espiritual”. E quatro: “câncer espiritual”.


A esta altura, é bem provável que algumas pessoas estejam pensando: Eu já estou é morto. Mas não se preocupe, Jesus pode lhe dar vida agora. Eleve seus pensamentos ao trono da graça, e Ele lhe dará vida novamente.


Obs: Viva com liberdade e responsabilidade diante do Deus que acabou de operar essa maravilha em sua vida.


Clique aqui para BAIXAR esse estudo em PPT